Assinatura Premium Assinatura Premium

ALL passa a transportar etanol de usinas de MS

Publicado em 01/02/2012

Carregamento de etanol das usinas de Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Rio Brilhante e Dourados passa a ser realizado via férrea

O etanol das usinas localizadas em Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Rio Brilhante e Dourados - que era escoado somente por meio de carretas -  passa a ser transportado também via ferrovia, em Campo Grande (MS). O carregamento é realizado pela América Latina Logística – ALL desde o dia 19 de janeiro de 2012, e proporciona uma nova opção de transporte para o Estado de Mato Grosso do Sul. Serão transportados cerca de 750 mil litros de etanol diariamente, utilizando 15 vagões. 

“Com a implementação de um terminal na Capital Sul-mato-grossense, é possível aproveitar a capacidade de carga do retorno das composições, atrair a produção local de etanol e levar até Paulínia, onde será distribuída para os postos de combustíveis”, explica o gerente da ALL no MS, Sinue Brondi. Além disso, ele acrescenta que a ferrovia agiliza o processo: “Um único trem de 30 vagões é capaz de levar o equivalente a 50 carretas. Além de reduzir o fluxo de caminhões nas estradas, o trem polui menos, figurando como uma opção vantajosa para o transporte”, acrescenta.

Transporte de combustível no MS - A operação de transporte de combustível da ALL no MS cresceu cerca de 9 mil litros em 2011 e a média mensal de combustível entregue pela ALL em Campo Grande foi de 23,2 milhões de litros. ALL no MS – A malha férrea no Estado de Mato Grosso do Sul é dividida em 13 trechos e compreende 900Km de Três Lagoas à Corumbá. Em MS, a empresa atua no transporte de celulose, cimento e minério, além de combustíveis e produtos siderúrgicos vindos de São Paulo.