Assinatura Premium Assinatura Premium

Alianza é a responsável pela maior aquisição de imóveis para logística já realizada no Nordeste

Publicado em 18/02/2019

São mais de 200.000 m² em área locável de modernos armazéns na região metropolitana de Recife, próximo ao Porto de Suape. Investidores estrangeiros e brasileiros participaram do negócio.

A Alianza, gestora de investimentos focada exclusivamente no setor imobiliário, é a mais nova proprietária do portfolio de galpões logísticos já operacionais com mais de 200.000 m² de área bruta locavel (ABL) no município de Cabo de Santo Agostinho, a 20 km do aeroporto internacional de Recife e 23 km do moderno Porto de Suape. A operação de aquisição, concluída em dezembro de 2018, foi a maior já realizada no Nordeste e de grande relevância, por ter localização estratégica para distribuição de produtos não só em Recife, mas em toda a região.

Construídos nos mais altos padrões de qualidade, estes centros de distribuição representam o que há de mais moderno na região para atender as demandas de empresas líderes em seus segmentos que operam nos setores mais intensivos em logística, como bens de consumo e alimentos. Dos mais de 200.000 m² de área locável, apenas um dos galpões contribui com expressivos 110.000 m², o equivalente a 11 quarteirões, e, no total, há cerca de 30.000 m² de galpão refrigerado.

Os imóveis estão locados para inquilinos de primeira linha, em sua maioria via contratos atípicos, aqueles cuja multa por rescisão antecipada é diferenciada e que não permitem ações revisionais, conferindo maior estabilidade aos alugueis. O nível de vacância tanto na região como no portfólio estão abaixo de 10%, bastante inferior às médias nacionais para este tipo de ativo.

O investimento foi estruturado por meio de um fundo de investimento imobiliário (FII) gerido pela Alianza, com foco exclusivo em imóveis logísticos no Nordeste. O veículo conta com recursos de importantes investidores globais. Após ter originado e estruturado o negócio imobiliário e seu arcabouço financeiro, a Alianza focará agora na gestão do portfolio, bem como em novas aquisições na região.

Com o investimento, a Alianza inicia uma nova fase em sua história, passando a atuar ativamente na aquisição e no desenvolvimento de grandes portfólios em todo o Brasil.

“Esta aquisição é emblemática para nossa empresa e certamente também para o mercado como um todo. O Nordeste brasileiro é um dos mercados imobiliários logísticos com maior potencial de crescimento e valorização, e agora detemos posição privilegiada para aproveitar estas oportunidades”, resume Fabio Carvalho, um dos sócios da Alianza.