ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia dos Pais

 

Categorias

 

Fretebras

 

Landing Easydoc

 

Laguna

 

GLP Jun/19

 



3º Seminário de Logística Lean mostra como as empresas estão melhorando a logística com o sistema Lean

Publicado em 14/10/2016

Especialistas detalharão como estão eliminando os desperdícios, fortalecendo a qualidade dos processos, aumentando a produtividade e a competitividade

Grandes empresas que atuam no Brasil, como a GE Transportation, a Siemens, a Flex e a Antilhas, estão eliminando os desperdícios e aumentando a competitividade, ao conseguirem melhorar os processos de logística, com a adoção do sistema Lean, filosofia de gestão originária do modelo Toyota, adotada por companhias de diversos setores. Os especialistas dessas empresas mostrarão os resultados que estão obtendo com esse modelo de gestão aplicado à logística no “3º Seminário de Logística Lean”, que ocorrerá no dia 23 de novembro, no Centro Empresarial de São Paulo (Cenesp).

O evento conta com o patrocínio da Isoflex, empresa especializada em produtos para a gestão visual, com o apoio da Revista MundoLogística, principal mídia da área de logística no Brasil, e da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT), uma das mais importantes entidades do setor de logística do País, que reúne 37 grandes empresas responsáveis por boa parte da carga transportada, no Brasil.

Na Flex, maior montadora de produtos eletroeletrônicos do mundo, a logística Lean tem sido aplicada no Brasil, por exemplo, para melhorar o abastecimento de materiais para os processos de produção, que têm uma enorme variedade de componentes, necessitando, assim, de um alto índice de controle de inventário no chão de fábrica.

Nesse contexto, Marcos Silva, diretor sênior, e Sergio Hirata, gestor de Engenharia Industrial, ambos da Flex, explicarão, na palestra “Evolução no abastecimento de uma fábrica de alto volume”, como estão aplicando a gestão Lean na logística da fábrica de Sorocaba da marca, no interior de São Paulo, detalhando como implementar a logística Lean no abastecimento interno e na armazenagem, para obter o aumento de produtividade e a redução de desperdícios. 

Já na Siemens, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, os conceitos de logística Lean têm ajudado a empresa a reorganizar o almoxarifado de peças, buscando melhorar a produtividade, ao facilitar a separação e o abastecimento das linhas de produção.

Nesse sentido, Marcos Roberto Avena, gestor da Engenharia Industrial da Siemens, contará, no Seminário, como isso vem ocorrendo dentro da companhia, na palestra “Logística Lean na armazenagem e abastecimento da fábrica”, mostrando como essa mudança gerou ganhos de redução de estoque, pontualidade na entrega e produtividade na logística e na produção.

Bruno Mello, gerente de Supply Chain da GE Transportation, empresa referência mundial em fabricação de equipamentos e soluções ferroviárias, explicará, na palestra “Redefinindo a logística na perspectiva Lean”, como a companhia teve de adaptar a logística para a produção sob encomenda, com o ritmo mais lento e com um produto de alto valor agregado, destacando, ainda, como GE Transportation repensou a estratégia de logística, visando otimizar os processos e reduzir o estoque rumo ao just in time.

Luis Gustavo Bragatto, gerente de Logística da Antilhas, empresa do setor de embalagens de São Paulo, que fornece para mais de 12 mil pontos de venda no Brasil, abordará como a companhia está aplicando a logística Lean nas áreas de expedição e em centros de distribuição de produtos, na palestra “Logística Lean aplicada a um centro de distribuição – o caso Antilhas”, mostrando como a empresa tem conseguido, com o Lean na logística, gerar resultados expressivos em ganhos de produtividade, redução de tempo de expedição e acurácia de entrega para os clientes.

O “3º Seminário de Logística Lean” terá, também, a palestra de Alexandre Cardoso, gerente de Projetos do Lean Institute Brasil, um dos maiores especialistas do País em Lean aplicado à logística, que lançará, no evento, o seu livro “Logística Lean em centros de distribuição”, editado pelo Lean Institute Brasil.

Engenheiro eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP), mestre em Gestão da Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Lean Leadership pela Universidade de Kentucky, dos Estados Unidos, Cardoso ajuda, há mais 15 anos, implementar o sistema Lean em empresas dos setores de alimentos, químico, automotivo, metalúrgico, consumo e de serviços. Ele ministrará a palestra “Logística Lean transformando as operações logísticas no centro de distribuição”.

“A logística Lean permite às empresas, por exemplo, aumentarem a eficiência de entregas, por meio da constante e sistemática eliminação de desperdícios. Isso pode transformar a logística em um diferencial competitivo estratégico importante nesse mercado global, com concorrência cada vez maior”, resume Cardoso, responsável pela organização do encontro.

Segundo ele, o objetivo do evento é criar uma rede de colaboração na troca de informações entre as empresas, promovendo, assim, uma integração na logística, gerando redução de desperdícios, o que permite, certamente, conseguir uma redução significativa no custo total da cadeia.

O seminário contará, ainda, com o painel de debates “Transformando a logística Lean em um diferencial competitivo”, que aprofundará os temas tratados nas palestras e promoverá uma discussão com todos os participantes sobre como aplicar a logística Lean no abastecimento interno, inbound, outbound e separação de materiais.

“Já está provado que, ao aplicar o sistema Lean na logística, as empresas eliminam desperdícios que antes ficavam ‘escondidos’. Assim, elas se tornam mais competitivas, ao fortalecer as cadeias de suprimentos e as companhias que as compõem”, ressalta o professor José Roberto Ferro, um dos cinco maiores especialistas do mundo em sistema Lean, fundador e presidente do Lean Institute Brasil, organizador do seminário.

Entidade sem fins lucrativos, referência mundial em Lean, o Lean Institute Brasil, de São Paulo, dissemina, há mais de 18 anos, o sistema entre as organizações brasileiras. A entidade foi a segunda do tipo a surgir no mundo. A primeira foi a norte-americana. Atualmente, o instituto brasileiro é parte de uma rede de 17 institutos distribuídos por 17 países e cinco continentes.

Serviço
3º Seminário de Logística Lean
Data: 23 de novembro de 2016
Local: Centro Empresarial de São Paulo (CENESP), Avenida Maria Coelho Aguiar, 215, Bloco G, 2º andar, Piso Panamby, São Paulo.

Para mais informações e inscrições, acesse http://www.lean.org.br/seminario-logistica-lean-2016.aspx.

 

Veja também: