ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia dos Pais

 

Categorias

 

Fretebras

 

Laguna

 

Landing Easydoc

 



2º Fórum Lean Rio aborda a gestão em empresas de moda, saúde, seguros, construção, óleo e gás, e setor público

Publicado em 02/06/2015

Executivos da MAN, SulAmérica, GlaxoSmithKline, Andrade Gutierrez, ThyssenKrupp, Dudalina, Rede D´Or, BBraun, FMC Technologies, Haga, além da entidade pública Rio Saúde, detalham como estão aumentando a produtividade, a eficiência e a qualidade, e reduzindo custos, ao adotar o sistema Lean de gestão

Um grupo de 11 grandes organizações se reunirão no Rio de Janeiro, durante o 2º Fórum Lean Rio, para compartilhar como estão eliminando desperdícios e aumentando a produtividade, a qualidade e, portanto, a competitividade, ao adotarem o Sistema Lean, filosofia de gestão inspirada no modelo Toyota, que vem sendo adotada por empresas de diversos setores e tamanhos, em todo o mundo. O Fórum ocorrerá no dia 24 de junho, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), apoiadora do evento.

No encontro, estarão dirigentes, executivos e especialistas de 10 grandes empresas privadas, além de uma entidade pública, entre elas MAN, SulAmérica, GlaxoSmithKline, Andrade Gutierrez, ThyssenKrupp, Dudalina, Rede D´Or de hospitais, BBraun, FMC Technologies, Haga e Rio Saúde, todas de setores estratégicos, que discutirão e mostrarão como estão aplicando o modelo Lean e os resultados conquistados.

Um exemplo é a indústria de confecção Dudalina, reconhecida no mercado fashion brasileiro, originária do Sul do Brasil, com forte atuação no eixo Rio-São Paulo. Durante sua palestra, o diretor de Operações da companhia, Gerson Otto, detalhará a “Implantação do sistema de gestão Lean” e como esse modelo torna a empresa melhor, em um setor de moda, marcado pela mão de obra intensiva, com alto nível de exigência de qualidade e competitividade mundial.

A aplicação do Sistema Lean na gestão da saúde será apresentada no case da rede D’Or, do Rio de Janeiro, conglomerado independente de hospitais, que mostrará a aplicação do modelo Lean no sistema de recolhimento de guia dos serviços do setor de oncologia da rede, durante a palestra “Em busca das guias perdidas”, ministrada pelo diretor-geral da empresa, Leonardo Nunes.

Também da área da saúde, mas do setor público do Rio de Janeiro, o evento mostrará a experiência de gestão Lean, ainda inicial, da Rio Saúde, fundação pública, criada em 2013, ligada à prefeitura da cidade, que vem iniciando a implementação do Sistema Lean no Centro de Emergência do bairro carioca da Barra. No encontro, representantes da entidade governamental explicarão como estão iniciando a implementação Lean e qual o objetivo de adotar o sistema como filosofia de gestão básica para todo o setor de saúde pública do município. Na palestra “Projetos iniciais da unidade CER da Barra”, haverá a participação do presidente da entidade, Ronald Munk, além dos médicos Candice Vasconcelos, Ana Paula Ramidan, Ney Franklin Junior e Maria de Fátima Freitas.

Na palestra “Equilibrando qualidade, eficiência e resultados”, o diretor de Sinistros de Automóvel, Renato Roperto, e a superintendente de Processos, Luciana Pinheiro Salles Gomes, detalharão o case Lean da SulAmérica, seguradora fundada em 1895, com mais de 7 milhões de clientes, receitas totais de R$ 16,9 bilhões e lucro líquido de R$ 548,7 milhões, em 2014. Os executivos explicarão como a empresa, sediada no Rio de Janeiro, vem implementando o Sistema Lean nos processos de sinistros de automóveis, por exemplo, no processo de pagamento para as oficinas fornecedoras de serviços de reparos, bem como de que forma a seguradora adotou o modelo Lean no Centro Automotivo SulAmérica (CASA), no qual, com isso, conseguiu reduzir o lead time para a realização de orçamentos e orientações a clientes, além de ter aumentado a produtividade e a satisfação dos peritos, diminuindo custos e liberando a mão de obra de atendimento.

O case Lean da FMC Technologies, empresa especializada no desenvolvimento de produtos e equipamentos para indústria desse setor, cuja adoção do modelo Lean iniciou-se no Rio de Janeiro, no setor de manufatura da empresa, mas foi estendido para a área de desenvolvimento e chegou, mais recentemente, no setor de serviços, será abordado na palestra “Estendendo Lean para a empresa toda”, ministrada pelo vice-presidente de Tecnologia, Paulo Couto; o gerente de Engenharia de Processos, Bernardo Solé; o gerente de Processos e Sistemas de Engenharia, José Porchat, e o gerente de Serviços, Everaldo Silvério.

Do setor de construção civil, a Andrade Gutierrez, que atua em mais de 40 países, explicará como o conceito Lean Construction ajudou a construtora a resolver problemas de logística, clima adverso e escassez de mão de obra qualificada, na construção da Arena da Amazônia, estádio construído em Manaus para a recente Copa do Mundo. Com o sucesso do projeto, a construtora, que tem sede no Rio de Janeiro, e acumula 900 obras executadas desde 1948, decidiu adotar integralmente o Sistema Lean em seu parque de construções. Hoje, praticamente todas as obras ativas da Andrade Gutierrez no mundo adotam o modelo Lean. A palestra terá como tema “Abordagem estratégica para o Lean”, que será realizada CEO da Andrade Gutierrez, Clorivaldo Bisinoto, e pela coordenadora de Excelência Operacional, Glaucia Regina Alves.

Do setor de metalurgia, o diretor-presidente e diretor de Relações com Investidores da Haga, José Luiz Abicalil, empresa de capital nacional, fundada em 1937, destacará os resultados em aumento de produtividade e redução de custos, com a adoção, há seis anos, do Sistema Lean na fábrica de fechaduras da companhia, em Nova Friburgo.

O conceito de “gerenciamento diário” será um dos temas essenciais da GlaxoSmithKline (GSK), referência na indústria farmacêutica e que atua há mais de 100 anos no Brasil, onde mantém duas fábricas e a parte administrativa, especificamente, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O tema da palestra será “O sistema de gestão Lean da GSK” e haverá uma visita orientada à empresa, para a observação da implementação do sistema Lean in loco.

O 2º Fórum Lean Rio promoverá, ainda, uma mesa de debates entre presidentes e vice-presidentes de grandes organizações sobre o tema “Lean e o futuro do Rio”. Um dos debatedores será o vice-presidente de Produção e Logística e membro do Board da MAN, Adilson Dezoto, fabricante dos caminhões e ônibus da marca Volkswagen, cuja fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, implementa, há anos, o sistema Lean na manufatura, como o trabalho padronizado, os eventos Kaizen, a gestão visual, entre outros. Além disso, também implementou a logística Lean para utilizá-la visando melhorar as áreas de suporte da empresa, como a engenharia de produto.

Outro debater será o diretor-presidente da BBraun Brasil, Otto Philipp Braun, que apontará como a companhia vem implementando o modelo Lean há cerca de oito anos e os resultados já conseguidos pela organização. Por exemplo, na otimização da utilização da água, uma das principais matérias-primas necessárias para a produção das soluções medicamentosas, e também na redução do consumo de energia elétrica. A empresa, que fabrica produtos para anestesia, medicina intensiva, cardiologia, terapias de substituição renais e cirurgias, atua em mais de 50 países, com sede brasileira em São Gonçalo.

Também participará do debate o presidente da Thyssenkrupp, Walter Medeiros, que falará sobre como a empresa está utilizando o Lean para otimizar a companhia, que, recentemente, foi responsável por um dos maiores investimentos dos últimos anos, no Estado do Rio de Janeiro: uma nova planta siderúrgica em associação com a Vale, em Santa Cruz.

O debate terá a participação, também, do vice-presidente de Tecnologia da FMC Technologies, de Paulo Couto, e da GlaxoSmithKline, Charles Goldenzon, e será presidido pelo professor, fundador e presidente do Lean Institute Brasil, José Roberto Ferro, organizador do Fórum.

“O 2º Fórum Lean Rio dá sequência a uma série de fóruns que o Lean Institute Brasil promove, há vários anos, em diferentes regiões do Brasil, para permitir o compartilhamento real e concreto das experiências, na jornada Lean das empresas por todo o País”, ressalta Ferro, que é também senior advisor do Lean Enterprise Institute, dos Estados Unidos, além de membro do Board da Lean Global Network, entidade que reúne 17 institutos Lean, em 17 países.

O 2º Fórum Lean Rio tem como público-alvo diretores, gerentes e supervisores de empresas, que estão em diferentes estágios de implementação do Sistema Lean, ou para quem estiver interessado em conhecer essa filosofia de gestão, que tornou a Toyota a primeira do mundo.

Serviço
2º Fórum Lean Rio
Data: Dia 24 de junho
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Centro de Convenções da Firjan
Av. Graça Aranha, 1, 2º andar, Centro, Rio de Janeiro
Inscrições: http://www.lean.org.br/forum-lean-rio.aspx
Vagas limitadas
Mais informações: (11) 5571-0804 (Lean Institute Brasil)

 

Veja também: