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Entrevista com o vice-presidente da SEEN Technology, Daniel Drapac, sobre as funcionalidades e vantagens da solução de gestão de campo SEEN

 

Publicado em 10/11/2015

Solução SEEN: eficiência, segurança, qualidade e flexibilidade
Plataforma móvel controla os atendimentos de campo, executa o processo de gestão de entregas, proporciona segurança e qualidade, e possui alta performance e disponibilidade

Por Viviane Farias | Redação MundoLogística

A SEEN® Technology é uma empresa inovadora, criada em 2014, para ajudar a controlar mais e ainda melhor qualquer atividade de campo, nascendo da necessidade de uma das empresas do grupo de melhorar o processo de controle e gestão logística de mais de 150 mil entregas e retiradas/mês de produtos, em todo o território nacional, para clientes que exigiam prazos de atendimento e níveis de serviços extremamente diferenciados.

Por meio da solução SEEN, é possível maximizar a eficiência operacional, melhorar a qualidade dos atendimentos e prevenir fraudes e falhas de segurança, mediante uma plataforma móvel altamente flexível e customizável, e sem a necessidade de qualquer investimento em hardware ou software.

A SEEN® Technology ainda provê aos seus clientes torre de controle exclusiva para o monitoramento online da operação e resolução proativa de incidentes/problemas, torre de gestão para a governança e melhoria contínua, em conjunto com o cliente, e relatórios online e customizados, desenvolvidos exclusivamente para cada cliente.

Em entrevista à MundoLogística, o engenheiro, com experiência de 16 anos em Supply Chain, e vice-presidente da SEEN Technology, Daniel Drapac, destaca que a solução tem auxiliado na gestão de entregas e melhoria dos níveis de serviço em qualquer segmento de mercado, tanto para transportadores, quanto para os próprios embarcadores.

MUNDOLOGÍSTICA: Quais as funcionalidades e aplicabilidades da solução SEEN, e quais os segmentos que mais utilizam essa solução?
DANIEL DRAPAC: Devido à sua plataforma altamente flexível e customizável, a solução SEEN é aplicável para qualquer segmento de mercado, que possua atividades de entrega, atendimento ou serviços de campo. Entretanto, clientes de bens de consumo e de produção, e-commerce, meios de pagamento eletrônico e serviços de campo, em geral, já atestaram a grande aplicabilidade e efetividade da ferramenta, no dia a dia de suas operações.

De que forma a SEEN ajuda o cliente a maximizar a eficiência operacional e melhorar a qualidade dos atendimentos?
A partir do momento que existe alguém controlando todas as etapas de um atendimento de campo, de forma online, é possível integrar e acompanhar as rotas previamente definidas e resolver proativamente diversos tipos de problemas ou incidentes, minimizando a necessidade de uma nova entrega e, consequentemente, reduzindo custos operacionais, melhorando os níveis de serviço e aumentando a satisfação dos clientes.

A solução proporciona a vantagem de não ser necessário investir em hardware ou software. Como isso é possível?
Trabalhamos com um modelo de negócio capex free, ou seja, no pacote da solução SEEN já estão inclusos a permissão de utilização do hardware (um equipamento tipo tablet de 7 polegadas), em uma capa de proteção contra avarias e especialmente desenvolvida para o equipamento, o software SEEN, o portal de gestão, denominado portal do cliente SEEN, e um seguro contra roubo e quebra. Mesmo com um pacote de serviços tão completo, conseguimos prover aos nossos clientes condições comerciais bastante competitivas. Adicionalmente, é importante destacar a facilidade de integração da plataforma com os sistemas dos clientes, possibilitando bastante agilidade no processo de implantação.

De que forma a solução SEEN consegue prevenir fraudes e falhas de segurança?
A solução SEEN possui algumas funcionalidades muito interessantes para a prevenção de fraudes e falhas de segurança na entrega, entre elas, podemos destacar a autenticação biométrica dos motoristas, no momento da entrega, a confirmação com fotos em qualquer etapa do atendimento, a captura das coordenadas geográficas, no momento do atendimento, ratificando o local correto de destino, e a obtenção online do comprovante de entrega com nome, dados e assinatura do recebedor (realizada no visor touchscreen do equipamento), bem como a data/hora real da entrega. O mais interessante é que esse comprovante possui validade legal passível, inclusive, de substituição do comprovante de entrega tradicional.

O e-commerce está sendo bastante difundido no Brasil e no mundo, atualmente. De que maneira essa solução auxilia esse setor?
Segundo uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), com o apoio da Brazil Panels e Ecommerce School, 61% das lojas virtuais têm como principal problema o atraso nas entregas, seguido por extravios, furtos e roubos. Dessa forma, a solução SEEN auxilia em todas as etapas de entrega de um produto para um cliente (Business to Consumer (B2C)), proporcionando maior controle, rastreabilidade e visibilidade. Por exemplo, a ferramenta permite enviar ao cliente final uma mensagem de texto, do tipo SMS, informando a expectativa de data e hora que a entrega será realizada. Isso permite ao cliente se organizar melhor para o momento que receberá o entregador, melhorando a percepção do nível de serviço prestado e reduzindo substancialmente as ocorrências de entrega pela ausência de um recebedor. Ao final da entrega, o cliente poderá, ainda, responder uma pesquisa de satisfação online diretamente no equipamento SEEN, avaliando o atendimento de forma geral (prazo, qualidade, pontualidade, entre outros aspectos) e proporcionando que a empresa de e-commerce realize rapidamente, se necessário, ajustes em sua operação logística.

As transportadoras também são o foco da SEEN. Como a solução garante o controle da atividade do transportador?
Com a SEEN, é possível os transportadores gerirem todas as etapas de uma entrega, melhorando os níveis de serviço, reduzindo os custos operacionais desnecessários e provendo informações online sobre o status de cada entrega aos seus clientes. Isso o torna um fornecedor com um diferencial competitivo bastante interessante, além de prover uma inovação tecnológica aos seus clientes. Adicionalmente, a SEEN possui um módulo de checklist do veículo e do motorista. Antes de o motorista assumir a sua posição no veículo, é possível fazer um checklist, para ver em qual estado físico e/ou mecânico se encontra aquele veículo, por exemplo, se existe alguma avaria a ser registrada. Havendo alguma não conformidade, ela é registrada e documentada por meio de fotos e anotações, a fim criar um histórico no portal SEEN e resguardar todos os envolvidos no processo. Ao final de cada viagem, quando o motorista devolve o caminhão, realiza-se novamente um checklist completo do estado geral do veículo, para garantir as mesmas condições físicas ou mecânicas avaliadas originalmente. Caso tenha alguma diferença em relação à vistoria inicial, a transportadora pode se reservar o direito de querer o ressarcimento por parte do motorista, por exemplo. Atualmente, diversas transportadoras já realizam esse tipo de procedimento, mas normalmente em formulários de papel, o que faz o processo ser mais moroso, complexo de se controlar e armazenar toda a documentação envolvida.

Quais os planos e projetos de expansão da solução SEEN?
A solução foi colocada no mercado oficialmente no final do ano passado e atingimos um crescimento bastante expressivo nesse período, com grande diversificação de segmentos de atuação. Para 2016, continuaremos expandindo as nossas operações em todo o País e desenvolvendo novos módulos, para que consigamos auxiliar, cada vez mais, a gestão do end to end dos nossos clientes, desde o processo de venda até a entrega ao cliente final. A internacionalização da empresa também está sendo considerada para os próximos anos, por entendermos que a necessidade de melhoria dos serviços logísticos e a visibilidade também são aplicáveis em qualquer país.

 

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