Assinatura Assinatura

O e-commerce é o futuro do varejo e a Logística é o coração disso

 

Publicado em 02/01/2018

A globalização abriu portas, derrubou barreiras e encurtou distâncias para que qualquer marca ou pessoa física possa vender produtos de maneira online pelo mundo inteiro. O digital é uma realidade e, com o advento da internet, proporciona acesso ilimitado. E o melhor: com apenas um click — de qualquer lugar do mundo, o consumidor consegue saciar a fome de consumo.

A venda migra cada vez mais para ambientes online, mesmo quando feita de forma física já recebe essa influência. Uma pesquisa realizada nos EUA aponta que 78% das vendas físicas já tem consulta de preço feita na internet.

Notando essa grande migração do potencial físico para online, grandes corporações investem pesado em marketing, tecnologia e acessos para capturar maiores oportunidades nesse nicho de consumo que só cresce no Brasil e no mundo. Players como Mercado Livre, e-Bay, AliExpress, Amazon e outros outros grandes varejistas online vem dominando o mercado com plataformas ágeis e intuitivas, interação em tempo real e facilidades do tipo “Faça do seu jeito; compre em um click; personalize sua conta; cancele quando quiser”. São meios que seduzem o cliente moderno.

Não restam dúvidas que o mercado é promissor, e que o futuro do varejo está no e-commerce. Mas somente a logística pode garantir sua sustentabilidade.

A Logística é o coração do e-commerce
A logística interna e a entrega final do e-commerce são tão ou mais importantes que a própria loja virtual ou toda a estratégia de marketing e vendas, visto que podem alavancar as vendas do negócio, bem como acabar com elas deteriorando a reputação da empresa.

O cliente digital tem perfil e expectativas diferentes do cliente físico. Por não ter contato direto com o produto desejado, ele é impaciente, exigente e ágil em reclamar caso a entrega e/ou o produto não correspondam ao acordado. Nesse quesito, a logística é o fator chave e grande diferencial competitivo para toda e qualquer empresa que queira se consolidar no mercado online.

Logística não é só transporte. Se ligue nisso
Apesar de muita gente achar que logística se resume a transporte, não é bem assim. Logística é a área responsável por prover recursos e informações para a execução de todas as atividades de uma organização.

O processo envolve desde a compra, entrada de materiais, planejamento de produção e armazenamento até o transporte e a distribuição dos produtos finais.

Ou seja, faz parte da logística:

  • Gestão de estoques;
  • Armazenagem;
  • Gestão dos pedidos;
  • Picking ou Order Picking;
  • Packing (serviços de empacotamento)
  • Inventário;
  • Transporte;
  • Logística Reversa.

Todo e-commerce deve estar atento aos processos desde o recebimento do produto de venda, armazenagem, separação, embalagem/reembalagem, distribuição e logística reversa.

No entanto, o transporte, por abocanhar a maior parcela do custo logístico, merece sim uma atenção especial. Além de ser responsável por até dois terços dos custos sua operacionalização, o transporte é o grande desafio de toda empresa de e-commerce.

Vender e não entregar, entregar atrasado, com avaria, na quantidade errada e com qualidade inferior ao que o cliente espera é o grande pesadelo da maioria das empresas. Portanto, é importante garantir uma logística de qualidade. Ela é o coração do seu negócio.

Até a próxima!

Achiles Rodrigues

Por Achiles Rodrigues

Achiles Rodrigues é executivo de marketing de vendas e um nexialista com mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo. Logístico de “pai, mãe e parteira”, já atuou nos mais diversos setores e segmentos como gestor de logística, transportes e melhoria contínua. Formado em administração, teologia e pós-graduado em vendas, negociações e resultado de alta performance e logística e Supply Chain. É colunista da revista MundoLogística e fundador dos blogs clubedalogística.com.br e achilesrodrigues.com.br.

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: