ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia dos Pais

 

Categorias

 

Fretebras

 

Laguna

 

Landing Easydoc

 



Logística farmacêutica como fator fundamental para a geração de valores na cadeia

Publicado em 08/09/2016

*Por Marcos Avelar

Um dos poucos segmentos do Brasil a não sentir os efeitos da crise, o setor farmacêutico exige uma logística especializada, para dar vazão à demanda atual e viabilizar o seu crescimento. O aumento da expectativa de vida dos brasileiros, por exemplo, é um índice que indica o potencial crescimento da área, mas que só será possível com a logística feita por “não amadores”. A cadeia de suprimentos farmacêutica não permite índices de ruptura e erros no transporte, armazenagem, além de cuidados com custos e riscos intrínsecos às operações.

O cenário atual abre espaço para que os distribuidores do ramo ampliem os seus negócios, visto que o comércio global na saúde aumenta em ritmo acelerado e as cadeias de suprimentos precisam acompanhar esse passo, não só em tamanho, mas em complexidade.

Flexibilidade e eficiência são fundamentais. Um nicho importante, que não pode ser esquecido, é o das farmácias de pequeno porte, localizadas no interior dos Estados. Do total de 72 mil farmácias do País, 80% são pequenas e médias. Dessa forma, reduzir os custos operacionais e manter a qualidade de entrega para esse público torna-se a bola da vez no setor.

O distribuidor logístico desempenha papel essencial, ao ficar responsável por encontrar formatos capazes de agilizar a entrega, sem gerar o aumento de preço para o consumidor final. Disponibilizar entregas rápidas ou em pequenos pedidos torna-se um desafio a ser alcançado. É necessário não só que os medicamentos cheguem aos pacientes, mas que cheguem em boas condições. Além disso, a indústria farmacêutica é altamente regulamentada e está sujeita a controles rigorosos, que devem ser cumpridos à risca.

Surge, assim, a logística farmacêutica como fator fundamental para a geração de valores na cadeia. O desenvolvimento de soluções customizadas aparece como necessidade constante para a garantia de exatidão na entrega.

*Marcos Avelar é sócio-proprietário da One Medicamentos, especializada na logística farmacêutica.

Quer estar sempre atualizado e preparado para o mercado?
Clique aqui e descubra como a MundoLogística pode te ajudar!

 

Veja também: