*Guilherme Reitz
O e-commerce nacional avança a passos largos. Isso é fato, porém, grande parte do público que hoje adquire produtos pela internet ainda tem certa insegurança para saber se a mercadoria chegará em sua casa no prazo combinado. Infelizmente, mais da metade das ligações para o SAC das lojas virtuais é referente à demora ou não entrega dos produtos comprados.
Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de novas plataformas, os gestores de e-commerce ganharam aliados, para aprimorar a experiência do consumidor, com relação à entrega de produtos. Pode-se, por exemplo, utilizar soluções que se integrem com os sistemas de informação das transportadoras, a fim de acompanhar todo o status do processo de logística da loja, informando, em tempo real, os clientes, que, ansiosos, esperam por seu produto. Porém, essa não é uma tarefa simples, pois além de tempo e investimento em desenvolvimento, não há um padrão para fazer essa integração.
Essas ferramentas possibilitam que as empresas consigam gerir todo o processo logístico do pós-venda, visualizando uma série de gráficos, mapas e informações, que permitem aos e-commerces conseguirem identificar problemas e propor soluções de forma mais assertiva. Para fazer o melhor uso das soluções disponíveis no mercado e solucionar possíveis problemas, ao longo do caminho, listei três pontos que são primordiais para a automação no rastreamento de produtos online:
Integração com as transportadoras – A maioria dos e-commerces, com mais tempo de mercado, costuma trabalhar com diversas transportadoras, com o objetivo de atender necessidades diferentes. Porém, por vezes, esquece que cada uma delas atua com um sistema de gestão interno distinto. Por isso, para contornar os problemas de integração e comunicação, foram desenvolvidas tecnologias de rastreamento para a gestão logística, que já são compatíveis com as principais transportadoras e que oferecem as informações necessárias ao monitoramento da entrega, provendo visibilidade gerencial e a oportunidade de tratar possíveis reclamações de maneira pró-ativa.
Ferramentas de rastreamento – O sistema de rastreamento permite gerir a logística do pós-venda. O gestor de e-commerce consegue identificar problemas e propor soluções de forma mais assertiva, permitindo o acompanhamento da entrega, nos últimos 30 dias, e indica quais as regiões (por Estado, município ou ranges de CEP), que mais estão sofrendo atrasos. Por meio dessas informações, os gestores podem tomar medidas corretas para solucionar os problemas e avaliar a qualidade do trabalho das transportadoras. Além disso, esses sistemas calculam o acordo de nível de serviço (Service Level Agreement (SLA)), que indica o quão satisfatório é o trabalho da empresa prestadora de serviços de entrega. Esse índice leva em conta atrasos e pontualidade, em relação aos prazos acertados previamente.
Administre a ansiedade do cliente – Os gestores de e-commerces devem usar as informações de rastreamento e investir na comunicação com os clientes. É preciso estar cada vez mais próximo dos consumidores, passando todas as informações referentes ao produto que está prestes a chegar a sua casa. Entrar em contato com o seu cliente e deixá-lo atualizado sobre o processo da compra, seja via e-mail ou SMS, evita a ansiedade e a procura pelo SAC.
Por fim, se a compra chegou ao destino com sucesso, os e-commerces podem usar o método de pesquisa Net Promoter Score (NPS), que é aplicado mundialmente, para indicar a satisfação de compra do cliente. Esse índice apresenta uma avaliação da satisfação do cliente, em relação ao seu e-commerce, o que pode aumentar a pulverização positiva sobre a eficiência de sua loja online, ampliando o número de consumidores e a conversão de vendas.
*Guilherme Reitz é fundador da Axado, empresa de tecnologia com o foco em logística de transportes, que se consolidou como a primeira plataforma de gestão de fretes para e-commerce do Brasil. A Axado possui atuação nacional, desenvolve soluções de gestão de fretes, otimiza a implementação de tabelas e calcula em fração de milissegundos, de forma precisa, o custo e o valor do frete que será repassado ao consumidor final.