Athenas lança plataforma universal de automatização de terminais logísticos
Data: 16/02/2016

TOS+ é multiterminais, multicarga e multimodal e integra operação e gestão

A Athenas, especializada em tecnologia para logística, lançou o TOS+, plataforma que permite automatizar todos os processos operacionais e de gestão de terminais logísticos. O TOS+ otimiza operações, ao integrar hardware e software, com o diferencial de agregar, em uma única ferramenta, uma solução multiterminais, multicarga e multimodal. Por ser modular, o TOS+ também pode ser adequado a terminais de grande, médio ou pequeno porte, sempre atendendo aos requisitos e regulamentações nacionais e internacionais.

“A ideia é simples: construímos uma plataforma universal de logística, que pode receber diversos plugins, voltados às diferentes necessidades dos terminais logísticos. Com essa base pronta, é possível criar a parametrização para os vários tipos de carga, como contêineres, carga geral e granel,e modais, entre eles ferroviário, rodoviário, aquaviário e aéreo. Para que a integração seja completa, o TOS+ também oferece uma solução para o sistema de gestão das áreas comercial e financeira, incluindo a integração com os sistemas de gerenciamento Enterprise Resource Planning (ERP), disponíveis no mercado”, afirma o CEO e sócio da Athenas, Marcos Barcellos.

Desenvolvido para funcionar na web, o TOS+ reduz a burocracia e o retrabalho causado pelo uso de sistemas manuais ou não integrados. A estimativa é que a plataforma deve diminuir o fluxo de papéis em até 95%, os custos operacionais em até 15% e de overhead em até 35%. Já as receitas podem subir em até 15%, com a otimização dos apontamentos e novos serviços proporcionados pela automação. Para os clientes dos terminais portuários, o TOS+ agiliza as operações e facilita o acompanhamento do transporte de suas cargas.

“A automação começa a ser percebida desde o processamento documental, passando pelo agendamento da entrega e recebimento de uma carga até a comunicação com os sistemas da Receita Federal, passando pela pesagem, identificação biométrica de profissionais no local, posicionamento da carga no pátio e até cobrança dos serviços. De forma automática, o TOS+ coleta todos os dados exigidos pelo Siscarga, envia os arquivos, recebe as liberações e transmite as informações aos operadores. Dessa forma, há menos possibilidade de erros e mais velocidade na operação”, explica Barcellos.

Para que o TOS+ seja melhorado de forma contínua, a Athenas investe em uma construção colaborativa, homologando programadores e arquitetos de software, que desejam desenvolver novas aplicações para a plataforma. A Athenas já firmou parcerias com as empresas SeaboxTech, de scanners, OCR e equipamentos de Raio-X, LogPyx, de gerenciamento de pátios e otimização de rotas, e as empresas FCamara e Modal, ambas de tecnologia e serviços. Com interface simples e visualização em 3D, o TOS+ também pode receber extensões customizadas de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

 





Voltar