Entrevista com a coordenadora de Marketing e Gestão de Produtos da Oji Papéis, Vivian Palmieri, sobre o papel térmico para fins logísticos, Termolabel
Data: 14/05/2015

Termolabel: vantagens do papel térmico para fins logísticos
Produto da Oji Papéis Especiais possui uma camada que protege a impressão térmica da degeneração e proporciona praticidade, velocidade de impressão e baixo ruído

Por Viviane Farias | Redação MundoLogística

Com mais de 140 anos de tradição em papéis especiais no mundo, a Oji Papéis Especiais faz parte do grupo Oji Holdings do Japão. Utilizando tecnologia de ponta e investimentos constantes, é pioneira na fabricação de papéis térmicos e autocopiativos, no Brasil, suportando o desenvolvimento e o crescimento do mercado, ao longo dos anos.

Líder de mercado no País com produtos de qualidade reconhecida e relações de confiança com clientes e fornecedores, a Oji Papéis Especiais busca inovar constantemente, por meio de novos produtos, melhoria de processos e investimentos que suportam sua estratégia de crescimento.

Em entrevista à MundoLogística, a coordenadora de Marketing e Gestão de Produtos da Oji Papéis Especiais, Vivian Palmieri, explica sobre os benefícios e as vantagens do papel térmico para fins logísticos, Termolabel.

MUNDOLOGÍSTICA: No que consiste o Termolabel?
VIVIAN PALMIERI: Aqui vale uma breve introdução sobre a tecnologia térmica direta. O papel térmico é uma mídia que não requer tinta ou insumos gráficos na impressora, pois a tinta está aplicada diretamente no papel. Sua propriedade de reação ao calor permite que essa tinta saia da condição incolor para a cor negra, quando o papel é submetido a temperaturas acima de 80°C. Para tal, as impressoras térmicas possuem uma cabeça térmica, dispositivo responsável em gerar calor sobre o papel e revelar a imagem desejada. O Termolabel é o papel térmico da Oji, destinado ao frontal das etiquetas autoadesivas. Foi desenvolvido para ter uma ótima qualidade de imagem e, diferentemente dos papéis térmicos convencionais, usados nas caixas do varejo, possui uma camada que protege a impressão térmica da degeneração, devido ao ataque do excesso de calor, umidade, óleos, solventes e demais agentes químicos. Por esse motivo, o Termolabel é um papel adequado às mais diversas utilizações em etiquetas e já é amplamente utilizado nas gôndolas de supermercado, permitindo a impressão de dados variáveis, desde caracteres até código de barras ou QR Codes.

Quais as funcionalidades desse produto?
É um produto absolutamente apto à impressão de etiquetas de identificação de qualquer natureza, seja no varejo, em logística ou em almoxarifados. As impressoras que hoje são largamente utilizadas para a impressão de dados variáveis, por meio do ribbon, podem ser perfeitamente utilizadas com etiquetas térmicas diretas, visto que o sistema de impressão é o mesmo.

Quais as características técnicas que o Termolabel apresenta?
Possui gramatura de 75g/m² e, graças à sua ótima definição e resistência de imagem, é uma ótima opção de custo-benefício para a impressão de etiquetas de logística, a exemplo do que o produto já desempenha no varejo, em bandejas de frios, carnes, pesagem de frutas, legumes e verduras (FLV), e outros.

Quais as vantagens que o Termolabel proporciona?
A utilização de um papel térmico direto de boa qualidade proporciona toda a segurança que o processo de identificação requer. Além disso, podemos citar vantagens como a redução de insumos, uma vez que a tecnologia não requer ribbon; a segurança, visto que o ribbon descartado funciona como um negativo das informações impressas; a confiabilidade dos dados, pois não há o risco do ribbon dobrar e o código de barras sair danificado, e a vida útil dos equipamentos, uma vez que o papel Termolabel possui uma camada de proteção na superfície que preserva a cabeça térmica do equipamento.

De que maneira o Termolabel faz diminuir os insumos e aumentar a vida útil dos equipamentos?
O processo de impressão térmica direta não requer o uso de ribbon, portanto, esse insumo não precisa ser adquirido e mantido em estoque. Além disso, não se perde tempo com a troca desse insumo na operação. O papel Termolabel possui uma camada de proteção em sua superfície, que o diferencia dos demais papéis térmicos convencionais. Essa camada, além de proteger a imagem térmica impressa, ajuda a preservar a cabeça térmica, uma vez que não promove atrito na cabeça térmica, devido à sua composição não abrasiva.

Como o sistema de impressão térmica direta veio para revolucionar a área de automação?
A praticidade, a velocidade de impressão e o baixo ruído são características que fizeram a tecnologia térmica direta se consolidar em diversos segmentos. Acreditamos que há um grande potencial dessa tecnologia para etiquetas de logística, basta que as empresas quebrem o paradigma de que a impressão térmica é frágil e some com facilidade. Papéis térmicos para uso em etiquetas são mais robustos e suportam facilmente ambientes de almoxarifado e, sobretudo, correspondências e entregas, pois o prazo de permanência da imagem é curto e o trajeto livre de meios que possam, de fato, destruir a impressão.

 





Voltar