Entrevista com o gerente da DBTRANS, Marcos Nogueira, sobre o aplicativo do Rodocred Frete
Data: 23/09/2014

Marcos Nogueira

DBTRANS lança o aplicativo do Rodocred Frete
Aplicativo visa facilitar a rotina dos transportadores rodoviários de cargas nas estradas, podendo realizar diversas operações pelo celular

Por Viviane Farias | Redação MundoLogística

Criada em 2001, com o objetivo de desenvolver soluções logísticas de meios de pagamento para o mercado de transporte rodoviário de cargas, a DBTRANS passou a fazer parte do grupo americano FleetCor Technologies em 2013, que possui operações comerciais na América do Norte, América Latina, Europa, Austrália e Nova Zelândia.

Pioneira na comercialização e homologação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a emissão de Vale-Pedágio e Pagamento Eletrônico de Frete, e habilitada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transporte de São Paulo (ARTESP) para o pagamento eletrônico de pedágio, a empresa lançou o aplicativo Rodocred Frete, que visa facilitar o dia a dia das operações realizadas entre contratante e transportador rodoviário de cargas.

Para explicar, com mais detalhes, os benefícios e facilidades, bem como o meio de acesso a esse aplicativo, a MundoLogística entrevistou o gerente Nacional de Vendas da DBTRANS, Marcos Nogueira.

MUNDOLOGÍSTICA: O que consiste o aplicativo Rodocred Frete?
MARCOS NOGUEIRA: É um sistema complexo, que envolve o contratante do frete e o transportador autônomo de cargas, e faz a intermediação da contratação, pagamento e legalização da estrutura e engenharia financeira. A ANTT regulamentou esse mercado há alguns anos e a DBTRANS desenvolveu o Rodocred Frete, por meio de um sistema de cartão bandeira MasterCard, que faz todo esse processo entre o contratante e o autônomo.

Quais as funcionalidades desse aplicativo?
Esse aplicativo ainda crescerá bastante. Porém, hoje, possui as funções básicas de consulta de saldo e extratos, transferência de recursos entre contas, pagamento de contas e boletos, recarga de celular, entre outras. Sendo, também, um canal para receber avisos e notícias da própria DBTRANS. Como o caminhoneiro é um profissional que está nas rodovias, temos a oportunidade de, por meio desse aplicativo, enviar a ele as oportunidades, promoções e avisos, para que possa aproveitar as ações que, normalmente, realizamos nas rodovias do Brasil.

Quais os benefícios e facilidades que o sistema proporciona aos caminhoneiros?
A agilidade. Embora tenhamos, atualmente, um sistema que já funciona baseado tanto em web, quanto em call center e pode fazer todo tipo de operação por esses canais, a praticidade e a facilidade de realizar isso em um smartphone é muito grande. Notamos que, nos últimos anos, a faixa etária do profissional do transporte tem diminuído e cada vez mais jovens estão no transporte rodoviário de cargas, sendo muito afeitos à tecnologia. Então, temos certeza que o nível de utilização dos serviços subirá muito, pois incluem tarefas que facilitam a vida do caminhoneiro. 

Como é possível ter acesso ao aplicativo?
Pode ser feito o download, gratuitamente, na Google Play Store, por meio do link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.dbtrans.rodocred.mobile. É um aplicativo que pode ser baixado em qualquer smarphone com sistema operacional Android.

O que o Rodocred oferece aos contratantes?
É uma ferramenta de gestão para o contratante do frete. Esse mercado está em funcionamento há muitos anos e foi baseado em uma maneira um pouco arcaica de administrar os pagamentos, cujo volume de recursos circulando no País é gigantesco. O que o sistema Rodocred e a DBTRANS fazem é trazer para dentro de uma plataforma bancária todo o processo de contratação, pagamento, liberação de pagamentos, saldos, gestão, enfim, é uma ferramenta de ponta, com tecnologia e segurança de nível bancário. Então, é uma cesta de serviços completa, que toma conta de toda a operação do contratante, desde a captação do motorista autônomo, até o contrato de transporte no final da operação.

Quantos usuários já possuem o aplicativo?
Estimamos que para as tarefas mais simples e corriqueiras, como consulta de saldos e transferência de recursos, devemos ter uma migração acima de 70% do nosso modelo atual, que é feito pelo call center ou web, para o aplicativo, devido à praticidade e à facilidade da ferramenta. Esperamos que o canal de acesso do nosso cliente mude para esse aplicativo. O mercado de autônomos do Brasil passa de um milhão de usuários, o objetivo é alcançar todo esse mercado.

A DBTRANS pretende lançar outras funcionalidades para o aplicativo?
O mercado é dinâmico e temos sempre novas tecnologias sendo incorporadas ao nosso dia a dia. O lançamento desse aplicativo é uma porta de entrada para passarmos a oferecer novos serviços e proporcionar uma cesta mais completa de funcionalidades para o transportador autônomo, que está nas rodovias do Brasil.

 





Voltar