14/02/2012

Fusões e aquisições: Press Log e C2X unem-se para assessorar empresas do setor de logística e transportes

Entrevista com Roberto Oliva (Press Log)

Com o objetivo de aumentar a oferta de serviços prestados ao mercado, a Press Log e a C2X anunciaram, recentemente, a criação de uma divisão de negócios especializada em realizar processos de fusão e aquisição exclusivamente para empresas dos setores de logística e transportes. O anúncio gerou grande repercussão, principalmente do Brasil, Espanha e Portugal, países que são o foco da atenção das atividades das empresas Press Log e C2X Log.

 

As empresas se propõem a desenhar e executar projetos operacionais e estratégicos, que por sua característica e complexidade, necessitam de experiência e dedicação intensa de uma organização de consultoria externa com amplos conhecimentos nos setores de logística e transportes.
O acordo de colaboração firmado entre as duas empresas aumenta o poder de competitividade de ambas – o diálogo entre as organizações iniciou-se há vários anos e foi culminado a partir do último trimestre de 2011. A Press Log está presente nos mercados de Portugal e da Espanha e conta com correspondentes em todo o mercado europeu. Já a C2X Log tem uma forte presença e conhecimento do mercado brasileiro e latino americano.


Roberto Oliva, Diretor da Press Log

Os diretores de ambas empresas, Roberto Lacerda Oliva (Press Log) e Pérsio de Carvalho Júnior (C2X), comentam que ao longo dos últimos cinco anos tiveram oportunidade de participar de mais de 40 projetos ligados ao negocio de fusões e aquisições envolvendo empresas de logística e de transportes. E que no período, houve a materialização de uma média de 4 projetos ao ano: em geral um projeto de compra, um projeto de venda e dois projetos de fusões e/ou de cisões entre empresas.
O interesse crescente pelo continente latinoamericano é outro fator destacado pelos executivos. Há grande interesse de empresários europeus e norte americanos para realizar operações no continente latinoamericano, principalmente em países como o Brasil, Chile, Colômbia e México. As empresas, sentindo a necessidade de acompanhar e atender a demanda de seus clientes procuram empresas no exterior para ampliar seus negócios sendo bem assessoradas podem alcançar um novo patamar de desenvolvimento.

A seguir, confira entrevista de Roberto Lacerda Oliva (Press Log), acerca da assessoria às fusões e aquisições nos segmento de logística e transporte e sobre o impacto deste novo serviço no mercado :

Por que razão a Press Log e a C2X decidiram se juntar para oferecer este tipo de serviço? Já fizeram algum projeto do tipo no Brasil?
Roberto Oliva: Nossa decisão (Roberto Oliva e Pérsio de Carvalho Jr) foi motivada porque as empresas são complementares, formam uma associação importante para atender ao denominado mercado iberoamericano. Atualmente, as empresas dispõem de um considerável número de projetos em carteira.

Quanto este mercado movimenta no Brasil atualmente? E no mundo?
Roberto Oliva: Atualmente, existem mais de 100 grupos internacionais que manifestaram interesse em realizar projetos de compra de alguma empresa de logística e de transportes no Brasil. A Press Log e a C2X Log trabalham com a expectativa de firmar entre 3 e 5 operações ao longo do ano 2012. Existem vários estudos que informam sobre o tamanho do mercado, porém nos setores de nossa especialização as informações são muito confusas.

O mercado brasileiro de logística e transportes para este tipo de processo – fusão e aquisições – está aquecido?
Roberto Oliva: O Brasil acaba de assumir a sexta posição como o país com maior PIB do mundo. Os grandes expoentes da indústria de logística e de transportes querem estar presentes no País. Além desta situação de fortaleza econômica, os eventos internacionais que o país sediará ajudam a acelerar o interesse de tais grupos para investir. Além disso, os setores de L&T são grandes geradores de fluxo de caixa, o que amplia o interesse de grupos de capital e risco e de fundos de pensões em investir neste segmento.

O que um projeto de fusão e aquisição, específico para os setores de logística e transportes, envolve? O Brasil e as empresas brasileiras estão maduros para este tipo de processo?
Roberto Oliva: Um projeto de fusão e aquisição envolve um trabalho de muita concentração, de um estudo detalhado dos aspectos operacionais, comerciais, administrativos, financeiros e mercadológicos das empresas que querem participar de um processo semelhante. Empresas como a Press Log e a C2X Log, com dedicação exclusiva para o setor, permitem que o empresário mantenha sua empresa com uma atividade normal, enquanto nos ocupamos de realizar o projeto, desde o seu inicio até a conclusão.

Quais são os maiores desafios no caso de fusões e aquisições?
Roberto Oliva: Encontrar o produto adequado para o cliente que confia em nossas organizações. Num projeto de fusão empresarial, o resultado de 1 + 1 deve ser necessariamente um número superior a 2. Em um projeto de compra ou venda, por exemplo, temos a obrigação como profissionais, de oferecer todas as garantias de êxito para o empresário.

O que a Press Log e a C2X esperam ganhar com esta parceria? Já possuem algum projeto em vista?
Roberto Oliva: Nossas empresas já ganharam uma enorme ampliação de sua capacidade de prestação de serviços. O Brasil é um país irmão de Portugal e tem na Espanha um dos países que maior investimento realiza em nossa economia. A capacidade de abordar projetos com eficiência e com eficácia é o que o mercado já vem reconhecendo nos serviços que prestamos.

Por que as empresas decidem se fundir? Quais os ganhos advindos para empresas dos setores de logística e transporte, neste caso?
Roberto Oliva: Normalmente, as empresas decidem fundir seus negócios para aumentar a capacidade de competitividade que individualmente não dispõem. Tomamos como exemplo uma organização que dispõe de grande capacidade de resposta na região central do país e que tem pouca expressão na região sudeste. Uma análise do potencial de negócios que ambas organizações podem dispor com uma fusão de suas organizações é, de uma maneira bastante simples, o que uma empresa como a nossa pode garantir para as partes contratantes.

A Press Log é uma organização que dispõe de uma divisão para abordar processos de fusões e aquisições, atuando para empresas dos setores de logística e de transportes. A C2X Log é uma empresa de consultoria que oferece vários serviços para os seus clientes, inclusive assessoria em processos de fusões & aquisições. A Press Log atua nos mercados do Brasil, Espanha e Portugal e mantém correspondentes em vários países, e a C2X Log mantém atuação no Brasil.

Voltar