Assinatura Premium Assinatura Premium

Zatix implementa a tecnologia Omnilink na frota da JBS Transportadora

Publicado em 20/08/2015

Integração, automatização de sistemas de jornada de trabalho e segurança são os principais benefícios para a unidade de negócios da JBS

A solução de monitoramento e gestão de frotas Omnilink, da Zatix, e a telemetria Volksnet, que oferece a mais completa plataforma de soluções para o mercado de transportes, estão sendo utilizadas com sucesso pela JBS Transportadora, unidade de negócios da JBS, na operação simultânea do gerenciamento de risco de carga e jornada de trabalho dos motoristas, na integração de sistemas e redução de custos operacionais, além do rastreamento e monitoramento no transporte de mercadorias.

Trabalhando com a Zatix desde 2006, a JBS Transportadora precisava de uma solução unificada, que lhe permitisse atuar em conformidade com a lei que regulamenta o controle da jornada de trabalho dos motoristas, além de garantir a segurança da frota contra furtos. Em 2008, quando a JBS Transportadora tinha sede em Andradina, a Zatix instalou os equipamentos para teste na empresa, que, na ocasião, utilizava outras tecnologias. Os rastreadores se mostraram tão eficientes, que, após alguns meses, a JBS fez a transição e adquiriu mais de 100 unidades.

O processo de implementação, instalação e configuração durou, aproximadamente, três meses.  De fácil acompanhamento e controle, ajustou-se à necessidade da JBS de forma estável e flexível e vem contribuindo para a logística e auditorias tanto de processos, quanto de mercadorias.    

Todos os motoristas da frota foram treinados individual e gradativamente, acompanharam demonstrações e receberam orientações passo a passo sobre o uso e manuseio da nova tecnologia.

Com uma frota de 1.300 caminhões, a utilização dos serviços da Zatix é uma grande vantagem para a JBS Transportadora, pois mesmo que haja alteração nas tecnologias, a plataforma faz os ajustes necessários, mantendo o mesmo padrão de operação. A possibilidade de realizar upgrades e integrações, aproveitando sistemas externos ou já existentes, é um diferencial importante, que gera redução de custos e promove a agilidade.

O uso dessas soluções possibilitou, também, consolidar a integração das macros de logística com as ferramentas de Recursos Humanos da JBS, o que trouxe benefícios para a auditoria de premiação e vencimento de CNH pela área. Permitiu, sobretudo, realizar as configurações necessárias com a segurança e adaptável à operação da empresa.

Paralelamente, a área de Novos Negócios da JBS buscava eliminar desperdícios advindos do mau uso dos veículos da frota e realizar o rastreamento e monitoramento do transporte das mercadorias. A empresa operava com outros sistemas de rastreamento até a unificação para o sistema Omnilink da Zatix, que, a partir de 2011, passou a gerir 100% da frota.

“As tecnologias da Zatix são soluções maduras e com alto grau de segurança, em processos críticos do negócio, garantindo o monitoramento e a entrega da carga dentro dos padrões exigidos pelo cliente”, explica o gerente de Marketing da Zatix, André Moreto.

“O equipamento Omnilink se faz extremamente necessário para a rotina da JBS. Todo o controle de jornada da empresa se baseia na sua utilização, na qual as macros são integradas com o sistema de Enterprise Resource Planning (ERP), compondo, assim, o cartão ponto do condutor e gerando, posteriormente, o seu pagamento”, afirma o gerente de Risco da JBS, Leandro Ferraz.

O alto nível de integração das atividades da empresa, proporcionado pelo Omnilink e aliado às soluções Control Fleet e Volksnet, possibilitou o controle da premiação dos motoristas, sua segurança e a da empresa, com relação a furtos e roubos de carga.