LogTalk LogTalk

Yamaha inaugura própria empresa de logística

Publicado em 26/01/2017

Yamalog é a primeira criação do grupo nesse segmento e chega com o objetivo de oferecer serviços de alta qualidade

A Yamaha inaugurou neste mês a Yamalog (Yamaha Motor do Brasil Logística Ltda), primeira empresa de logística do Grupo Yamaha no mundo. Com sede em Manaus (AM) e filiais na região Sudeste, a Yamalog pretende empregar a qualidade dos produtos Yamaha à prestação de serviços logísticos por meio de avaliação criteriosa e entendimento das necessidades dos clientes.

O presidente da Yamaha do Brasil, Itaru Otani, ressalta a dedicação que todos os colaboradores do grupo darão à Yamalog. “Em primeiro lugar, a nova empresa tem que se concentrar em segurança e qualidade como empresa logística e, em seguida, desenvolver serviços que ofereçam o máximo em benefícios e aumentem a competitividade da Yamaha no Brasil.”

Confira abaixo todos os serviços oferecidos pela Yamalog:

A Yamalog começou a operar oferecendo serviços como transporte e operação in house desde a saída da linha de produção, expedição da fábrica, transferência dos produtos acabados da fábrica para o CD, gestão do estoque, inventários, expedição e faturamento, disponibilização de mão de obra e também equipamentos de movimentação de materiais. Em 2018, a empresa estará presente em todas as frentes do processo de logística da Yamaha, atuando com armazenagem e distribuição em áreas autônomas em relação aos negócios das demais empresas do Grupo no Brasil.

Presidente da Yamaha do Brasil, Itaru Otani (esquerda), e diretor de negócios da Yamalog, Eurydes Barcellos (direita)

Apesar de pertencer ao Grupo Yamaha, a Yamalog não será beneficiada nas licitações da empresa, concorrendo com outros fornecedores de logística e tendo o desempenho avaliado constantemente. Isso porque a Yamalog não foi criada para atender somente Grupo Yamaha, mas para atuar em todos os mercados e oferecer serviços a outros clientes.

Na cerimônia de inauguração, ocorrida em Manaus, o diretor de negócios Yamalog, Eurydes Barcellos, pontuou o compromisso da nova empresa de melhorar o resultado comercial do grupo Yamaha no Brasil. “[A Yamalog vai] fazer a diferença no mercado e tornar-se uma referência para a Yamaha no mundo inteiro em termos de excelência e inovação”. O objetivo é atingir a missão da Yamalog de fornecer uma logística de alta qualidade, com custos competitivos, que tragam mais satisfação para os clientes finais.

A expectativa é que a Yamalog esteja preparada para assumir novos negócios a partir do terceiro trimestre de 2017.

Logística da Yamaha do Brasil

Os processos logísticos da Yamaha se iniciam após o produto finalizado na linha de montagem, primeiramente com a inspeção de produto, carregamento, transporte das motocicletas e produtos náuticos até o armazém de estoque. No centro de distribuição de produtos finalizados acontece toda a gestão de estoque e organização logística de expedição para os mais variados destinos.

Na etapa seguinte da operação, os produtos são levados ao porto de Manaus, de onde, via balsa, são encaminhados ao porto de Belém e escoados via transporte rodoviário para todo o Brasil.

O processo é complexo e deve ocorrer sem atrasos para cumprir com todos os prazos de estrega estabelecidos com os consumidores finais.