Assinatura Premium Assinatura Premium

WEX e Raízen firmam parceria para explorar setor de frete

Publicado em 19/04/2018

Parceria na área de pagamentos eletrônicos de frete levará benefícios a caminhoneiros, transportadores e postos de combustíveis

A WEX, empresa de soluções de pagamentos corporativos, e a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, anunciaram uma parceria para que os postos de combustíveis da rede passem a aceitar o cartão WEX Frete como meio eletrônico de pagamento dos caminhoneiros autônomos. O segmento movimenta R$ 100 bilhões por ano no Brasil, conforme estimativas de mercado.

Com a parceria, os responsáveis pela WEX acreditam que serão capazes de promover uma redução de custos diretos de transporte rodoviário de cargas em toda a cadeia de logística do país. Enquanto isso, a Raízen espera um potencial aumento do volume de vendas de combustível por causa dos benefícios oferecidos pela solução da WEX aos motoristas autônomos. Atualmente, eles representam mais de 50% do volume de consumo nos postos.

Para o CEO da WEX na América Latina, José Roberto Kracochansky, o Brasil é um dos maiores mercados com potencial de migração dos meios de pagamentos tradicionais para o eletrônico e, no caso de pagamentos de frete, essa migração ainda está em um estágio muito inicial. “Desde a sua regulamentação, o pagamento eletrônico de frete teve uma adoção muito lenta, pois ainda não havia sido encontrado o equilíbrio na relação comercial entre caminhoneiros, transportadores e postos de combustíveis. Acreditamos que, com esta parceria, atinjamos exatamente esse objetivo.”

Para Andreas Lips, gerente de Rodovias e Diesel da Raízen, a parceria representa uma forte vantagem competitiva, além de uma excelente oportunidade de melhoria no controle de pagamento e relacionamento entre caminhoneiro e a rotina de parada no posto. “Com essa novidade, esperamos proporcionar maior rentabilidade aos nossos revendedores da marca Shell, mais controle sobre as vendas e maior volume. O objetivo é trazer também agilidade, redução de custos e ainda mais segurança para o caminhoneiro na hora de abastecer”, completa Andreas.