Assinatura Premium Assinatura Premium

Viracopos tem novo sistema de controle de temperatura das câmaras frias

Publicado em 29/10/2015

 Layout atualizado traz mais informações sobre variação da temperatura, permitindo melhor controle e ações mais eficientes 

O Aeroporto Internacional de Viracopos atualizou o sistema de controle de temperatura das câmaras frias do Terminal de Cargas. O layout da ferramenta conta com informações mais precisas sobre a variação da temperatura e os alertas de cada uma das 11 câmaras frigoríficas e da antecâmara.

“Antigamente, tínhamos somente uma única informação no layout, mostrando as temperaturas. Agora, o operador logístico tem mais informações à sua disposição e, caso dispare o alerta, ele poderá agir com mais precisão, evitando qualquer tipo de variação indesejada de temperatura na carga, enquanto estiver armazenada”, ressalta o farmacêutico do Terminal de Cargas de Viracopos, Marcelo Mazzali.

Os alertas das câmaras frias são disparados no sistema quando a temperatura está saindo da sua faixa de variação. “Para um range de 16°C a 22ºC, por exemplo, o alerta disparará a partir de 17ºC ou 21ºC”, explica o farmacêutico.

O sistema consegue detalhar o motivo da oscilação fora do padrão, permitindo melhorar o controle e as ações mais eficientes. Viracopos possui 21 mil m³ de área frigorífica e a temperatura pode ser ajustada de -22°C até +22°C.

Inauguração
Com investimento de R$ 4 milhões, o Aeroporto de Viracopos ampliou sua câmara fria em quase 40%, passando de 13 mil m³ para 21 mil m³ de área total. O novo complexo frigorífico foi inaugurado em maio de 2014 e agilizou os processos de recebimento, atracação e armazenamento dos materiais perecíveis.

Na ocasião, foi construída uma antecâmara em área anexa às câmaras frigoríficas, compreendendo um intervalo de temperatura entre 16º C e 22º C. Essa instalação facilitou a atuação dos órgãos federais nas vistorias de cargas perecíveis, especialmente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que executa as atividades de fiscalização com mais segurança e agilidade.