Assinatura Premium Assinatura Premium

Veltec lança solução nacional para controle de combustível

Publicado em 11/07/2014

Scan Fuel coleta dados com o objetivo de proporcionar economia às empresas de transporte

A Veltec Soluções Tecnológicas S.A. lançou a primeira solução 100% própria, desenvolvida no Brasil, para controle detalhado do consumo de combustível. Por meio de leitura da rede Controller Area Network (CAN) dos caminhões e ônibus, o Scan Fuel é capaz de captar o consumo instantâneo de combustível dos veículos e informações, como velocidade, distância percorrida e rotações por minuto (RPM) do motor.

O gerente de Produto e Parcerias da Veltec, Giovani Benedetti Penha, explica que, além de ser um produto totalmente nacional, com custo muito inferior às soluções importadas, as informações do computador de bordo dos veículos são captadas mediante um leitor compacto e de fácil instalação. “A leitura dos dados é realizada sem a necessidade de intervenções mecânicas, soldas ou cortes na fiação do veículo, preservando a garantia do veículo. As informações são transmitidas em tempo real para a empresa, por meio da rede de telefonia celular.”

O Scan Fuel é resultado de três anos de pesquisa, envolvendo uma ampla equipe dedicada ao desenvolvimento do projeto pela Veltec. A empresa é responsável, também, pela implantação e treinamento do sistema de gestão, que permite o acompanhamento dos dados pelos gestores das frotas. “Com a solução, é possível trabalhar com dados confiáveis quanto ao consumo de combustível, eliminar aferições manuais, analisar desempenho dos motoristas e veículos, diminuindo índices de falhas e manutenções. Diante isso, obter ganhos na produtividade, além de proporcionar uma economia de custos com combustível de 8% a 10%, chegando, em alguns casos, a até 15%”, afirma o executivo.