Assinatura Premium Assinatura Premium

V Seminário Internacional Frotas e Fretes Verdes está com as inscrições abertas

Publicado em 20/10/2016

Evento que acontece em São Paulo reunirá líderes das indústrias de todos os modais de transportes, inovação tecnológica e materiais, para debater os desafios da competitividade das empresas brasileiras em uma economia global.

Colocar na agenda do País o debate sobre a eficiência energética no sistema logístico de transportes, bem como apresentar iniciativas que resultem em modelo sustentável e competitivo são os objetivos do Instituto Besc, ao realizar, nos dias 23 e 24 de novembro, o V Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes (FFV2016). 

“Não há progresso e desenvolvimento econômico sem a logística de transporte. Ainda que ocorra um colapso econômico mundial, a atividade de transporte continuará crescendo a passos rápidos, exigindo combustível e infraestrutura. O Brasil tem a necessidade de políticas público-privadas efetivas e contínuas, para atender à forte demanda da sociedade por bens e serviços. Essas são razões mais do que relevantes para reunir esforços em torno do tema”, destaca a presidente do Instituto, Jussara Ribeiro.

O Seminário traz em seu programa uma ampla visão dos modais da cadeia logística e desafios impostos ao setor. “Inovações tecnológicas, com o desenvolvimento de novos materiais e a adoção de novas práticas, resultarão inexoravelmente na redução de custos operacionais, no aumento da competitividade das nossas empresas e, consequentemente, na redução das emissões de gases poluentes na atmosfera, que são nocivos à vida no planeta. O Frotas & Fretes Verdes é, justamente, por tudo isso, um fórum para fomentar as soluções para o presente e o futuro do País”, afirma Jussara.  

Seguindo a linha das edições anteriores, o FFV2016 conta com a participação de lideranças nacionais e internacionais. Entre as presenças já confirmadas estão Flávio Presezniak, gerente de Projetos Especiais da Nissan; Rogério Rezende, diretor de Assuntos Governamentais da Scania e vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); Maria Angélica Santoro, consultora de Meio Ambiente da Petrobras Distribuidora; Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER); Ricardo Ruiz, diretor de Logística do Magazine Luiza; Marcio D’Agosto, professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ); Cesar Meireles, diretor-executivo da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), e Marcelo Gonçalves, supervisor do Centro de Pesquisa em Biocombustíveis da Embraer.

 “Para alcançar uma logística sustentável, é preciso envolver e conscientizar todos e não somente a cadeia logística de transporte, propriamente dita. Toda atividade industrial, comercial e de serviços, ou melhor, toda atividade humana envolve transporte, seja de pessoas ou de cargas. Portanto, usuários, embarcadores, transportadores e governos precisam estar conscientes da sua responsabilidade na atividade de ‘transportar’ ou ‘transportar-se’ com sustentabilidade. Com esse foco em mente, premiaremos empresas e profissionais que se destacaram durante o ano pelo seu desempenho direcionado às iniciativas e que representem maior competitividade para as nossas empresas, com sustentabilidade e inovação no setor”, ressalta a presidente do Instituto Besc.

Premiação
O Troféu Frotas & Fretes Verdes é um incentivo para que empresas e profissionais que atuam em benefício dos setores de transporte sejam reconhecidos por suas ações, nas categorias Comunicador Social, Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto, Executivo Destaque e Pesquisador Individual.

Na edição de 2015, estavam entre os vencedores Richard Magdalena Stephan, do Laboratório de Aplicações de Supercondutores do COPPE/UFRJ, e as empresas Gasmig e Scania Latin America.

Serviço
V Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes
Data: 23 e 24 de novembro de 2016
Local: Hotel Intercontinental, Alameda Santos, 1.123, Jardim Paulista, São Paulo.