LogTalk LogTalk

ULMA Handling Systems construirá primeiro centro de distribuição totalmente automatizado para a Búfalo

Publicado em 25/10/2011

Projeto para a fabricante de produtos de limpeza engloba, ainda, um sistema para paletização automática de cargas para expedição. Armazém será instalado em Embu, São Paulo

 A indústria de produtos de limpeza Búfalo acaba de fechar um contrato com a ULMA Handling Systems, especializada no desenvolvimento de ampla gama de projetos de sistemas automatizados, para construir seu primeiro armazém totalmente automatizado em Embu, São Paulo. O local vai abrigar um sistema de paletização automática que integrará as linhas de produção, um sistema de armazenagem automatizada e de separação de pedidos, além da expedição de produtos da empresa para outras partes do Brasil.

Segundo informações preliminares da ULMA, o projeto terá duas etapas: na primeira, que ficará pronta em julho de 2012, será implantado um sistema de paletização de fim de linha para auxiliar na preparação de expedição de produtos da Búfalo – atualmente a empresa tem oito linhas de produtos. Na segunda fase do projeto, com entrega prevista para 2013, será implantado o armazém automatizado.

De acordo com Julian Garmendia, diretor de negócios da ULMA, o sistema de paletização que a Búfalo ganhará terá capacidade para paletizar mais de 4.000 caixas/hora. Já o armazém automatizado terá capacidade para armazenar mais de 3.000 paletes e contará com dois transelevadores para a movimentação desses paletes, além de uma linha de separação de pedidos que poderá atender 60 roteiros/ dia, cerca de 1.200 paletes.

“A união desses dois projetos é relevante pois mostra a capacidade da ULMA em integrar projetos de maneira eficaz e com retorno de alta performance aos seus clientes”, destaca Garmendia.

A implantação deste projeto faz parte de uma estratégia da Búfalo para modernizar a linha de produção em sua fábrica e otimizar o serviço oferecido a seus clientes, envolvendo o centro de distribuição para que não haja gargalos com o aumento da produção. A expectativa da fabricante de produtos de limpeza, segundo fontes da própria Búfalo, é aumentar sua capacidade de produção em 40%, e suportar o crescimento da empresa através da integração e automação das saídas de linhas que contarão com a central de paletização, transferência para o centro de distribuição, armazenagem automática e preparação de pedidos para as docas.