Assinatura Premium Assinatura Premium

Transporte aéreo de cargas deve crescer com mudança de comportamento da indústria, diz executivo

Publicado em 05/03/2024

Na avaliação do especialista em logística e chief commercial officer da Prestex, Marcelo Zeferino, a agilidade e segurança são as principais vantagens da logística aérea emergencial B2B

Por Redação


Transporte de cargas pelo modal aéreo será demandado e tem espaço para crescer (Foto: Divulgação)

O anúncio recente de investimentos no Brasil na ordem de R$ 41 bilhões por parte de grandes empresas do setor automotivo para os próximos anos, já dá a pista de que o transporte de cargas pelo modal aéreo será demandado e tem espaço para crescer, uma vez que a indústria automobilística é um dos principais clientes deste modal. A avaliação é da Prestex.

De acordo com o especialista em logística e chief commercial officer da companhia, Marcelo Zeferino, a emergencialidade de cinco anos atrás é a rotina de hoje e a logística passou a ser o fator decisivo para o sucesso ou fracasso dos negócios das empresas. “Cada segundo conta muito neste mercado competitivo, dinâmico e globalizado em que vivemos”, explicou.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, em 2023 (jan/dez) foram transportadas 444 mil toneladas de cargas aéreas no Brasil, o que representa um crescimento de 3,2% em relação ao ano anterior. A rota Guarulhos-Manaus é a principal, com cerca de 15% de toda carga transportada.

Já as cargas internacionais superam as nacionais no transporte aéreo. Segundo a ANAC, em 2022 o Brasil registrou recorde histórico com 1.421 milhão de toneladas movimentadas pelo modal aéreo, sendo aproximadamente 70% (984 mi ton.) composto por cargas pagas internacionais.

Segundo Marcelo Zeferino, os dados demonstram que ainda há muito espaço para crescer: “A participação do modal aéreo no transporte de cargas nacional hoje representa cerca de 3%, enquanto no exterior já chega a 6%. É claro que os custos e as condições da infraestrutura para este modal no Brasil precisam evoluir muito, ­­mas o caminho é de crescimento”, afirmou. Na avaliação do executivo, a agilidade e segurança são as principais vantagens da logística aérea emergencial B2B.

TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS

De acordo com a avaliação do especialista, o modal aéreo emergencial também tem sido uma alternativa às indústrias farmacêuticas, principalmente para o transporte de medicamentos de alto valor agregado, termolábeis e emergenciais. Um marco neste sentido é a nova norma da ANVISA - RDC 653/2022 (artigos 64 e 89), que passa a ser obrigatória a partir de março/2024 para as empresas que fazem o transporte de medicamentos.

Pela adequação, os medicamentos e insumos que necessitam de autorização da ANVISA precisam ter a temperatura e umidade monitoradas da coleta até o destino final, incluindo um mapeamento térmico de rotas no trajeto em que o medicamento é exposto. A transportadora de medicamentos também tem que sinalizar todos os materiais transportados; manter os veículos com temperatura entre 2ºC e 8ºC, para medicamentos termolábeis, e entre 15°C e 25°C, para demais medicamentos; higienização constante da frota; e ter profissionais especializados no manuseio dos insumos.

“Cumprir estas normas é fundamental para preservar a integridade do medicamento, principalmente os termolábeis, como biológicos e imunobiológicos, vacinas e insulinas que são altamente sensíveis às mudanças de temperatura”, explica o CCO da Prestex.

Recentemente, a companhia investiu R$ 1,8 milhão em estrutura, tecnologia e capacitação dos colaboradores para obter a licença da ANVISA, dentro das novas normativas da RDC 653/2022, transportando produtos farmacêuticos, químicos e alimentícios. Além da ANVISA, a empresa também é licenciada pelo IBAMA, Polícia Civil, Polícia Federal, Exército e homologada pela CETESB.