LogTalk LogTalk

Tracking Real Time: redução de custo e rastreamento da carga

Publicado em 17/10/2018

Empresários precisam de controle e processos automatizados para que haja mais previsibilidade para entrega

Tracking real time redução de custo e rastreamento de carga

Lucrar mais e reduzir custos são os principais objetivos de toda empresa, independente do segmento que atua. Para que essas metas também sejam alcançadas também no cenário de comércio exterior, é importante que exista um controle de todos os processos de importação e ter o máximo de informações possível sobre a evolução de trâmites.

De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO da LogComex, empresa focada em conduzir operações logísticas internacionais de forma mais eficientes e assertivas, explica que a plataforma oferta aos gestores uma visão macro da sua organização. "O objetivo é potencializar o desempenho de todas as rotinas internas otimizando o tempo dos times de colaboradores", destaca.

Os processos de importação de produtos no Brasil são burocráticos e repletos de custos e isto se torna um grande problema quando não há controle efetivo das datas estipuladas durante à importação. “Organizar e obter informações sobre estes procedimentos reduz custos adicionais. Com uso de ferramentas tecnológicas, a empresa otimiza a busca por dados do seu embarque”, explica o gestor.

A agilidade permite uma integração de tal forma que não ocorram empecilhos e todos os trâmites passam a acontecer dentro do prazo programado. “Vale destacar que processos de importação precisam de uma maior previsibilidade sobre a entrada de mercadorias em seu estoque”, aponta Helmuth.

O acompanhamento das cargas também pode ocorrer através do sistema digital, que permite um rastreamento desde o envio até a chegado do estoque do cliente. Com rotinas executadas de maneira automática são reduzidas as chances de erros nos processos de importação.

Helmuth explica que a plataforma, além de reduzir custos de forma geral, também permite que o fluxo de caixa seja otimizado. “Isso é possível graças à previsibilidade. Para que haja uma precaução com gastos extras no processo de importação é muito importante a atenção redobrada com datas e prazos, além do acompanhamento de cada etapa que sua carga efetua. Com o Tracking Real Time, é possível obter todos estes dados em tempo real com o registo de apenas uma informação. Assim, a empresa aproveita melhor o tempo de seus colaboradores”, diz.