Assinatura Premium Assinatura Premium

Toyota inicia testes com empilhadeiras movidas a hidrogênio

Publicado em 31/01/2017

A iniciativa faz parte do planejamento da multinacional de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera

A Toyota deu início a uma série de testes para utilização de empilhadeiras equipadas a célula de combustível. As empilhadeiras são produzidas pela Toyota Industries Corporation, na fábrica em Motomachi, distrito da cidade de Toyota localizado na província de Aichi (Japão) e utilizam hidrogênio como fonte geradora de energia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

A substituição de empilhadeiras convencionais por novos equipamentos movidos à célula de combustível faz parte do plano da Toyota em reduzir as emissões de CO2 na planta da companhia em Motomachi. Outro grande destaque na utilização do hidrogênio como fonte de energia é o tempo de reabastecimento. Assim como o Mirai, as empilhadeiras precisam de aproximadamente três minutos.

A Toyota pretende expandir a utilização desse tipo de equipamento de maneira gradual, dando início à implementação de duas empilhadeiras já em 2017. Em 2018, com adoção de 20 unidades, o objetivo é atingir o número de 170 a 180 veículos com esse tipo de tecnologia até 2020.

Desde que anunciou o Desafio Ambiental Toyota 2050, em 2015, a Toyota tem desenvolvido tecnologias que utilizam como fonte energética o hidrogênio para reduzir as emissões de gases poluentes em todos os processos industriais. Ao incorporar as empilhadeiras equipadas com célula de combustível, a marca reafirma este compromisso público assumido em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo do Japão, visando promover uma sociedade baseada no hidrogênio.