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TegUP, aceleradora de startups pioneira na área de logística

Publicado em 28/05/2019

Empresa foi criada pela Tegma para incentivar a inovação por meio de um programa que entra em seu 3º ciclo

 

A tegUP, aceleradora de startups e braço de inovação criado pela Tegma Gestão Logística, iniciou em 2017 o programa pioneiro na área de logística. Seu objetivo é identificar empresas inovadoras que desenvolvam ferramentas e soluções tecnológicas para esse segmento. Além de selecionar e premiar empreendimentos inovadores e com alto potencial de evolução, o programa – atualmente no terceiro ciclo – oferece aos participantes estrutura de coworking, mentoria para a consolidação da empresa e abre uma ampla rede de contatos para novos negócios, decorrente do network com clientes e parceiros da Tegma.

“A Tegma sempre teve inovação em seu DNA e estamos marcando um novo tempo, com visão em longo prazo para continuidade dos negócios frente às mudanças da indústria e da logística, trazendo iniciativas inovadoras que produzirão mais eficiência operacional para enfrentarmos os nossos desafios e os dos nossos clientes”, afirma Gennaro Oddone, diretor-presidente da Tegma.

Nesses três ciclos já se inscreveram cerca de duzentas empresas. O programa é aberto a startups que desenvolvam ferramentas tecnológicas nas áreas de transportes de cargas, gestão de frotas, pátios e armazéns, logística, automação de atendimento e e-commerce. De acordo com Pedro Neves, líder do projeto e responsável pela área de Tecnologia da Informação da Tegma, a iniciativa identifica e estimula startups que desenvolvem tecnologia complementar à que a empresa possui, o que permite criar sinergias para enfrentar novos desafios e ampliar a sua capacidade competitiva.

 

Etapas do programa

O programa inicia com seleção de desafios que serão trabalhados durante o ciclo de 2019. Terá uma proposta de atuação em dois modelos de conexão, a contratação para operação Tegma e aceleração com clientes. As startups interessadas devem, então, preencher o formulário online disponibilizado no site www.tegup.com . A segunda etapa consiste em realização Pitch Day de seleção, o Comitê de Seleção validará as informações fornecidas pela startup. A terceira etapa é semana de Imersão para a co-criação da POC com time da startup, da Tegma e dos Clientes. Execução de um piloto para validar solução e obter resultados significativos para próximos passos.

A quarta etapa Evento “Demo Day” de resultados, com apresentações das soluções para executivos e parceiros da Tegma, potenciais clientes e investidores, com os aprendizados e ganhos com a solução testada. Após a conclusão das etapas são anunciadas as empresas vencedoras.

 

Frete Rápido

A startup Frete Rápido foi vencedora do primeiro ciclo do programa da tegUP e, em 2018, recebeu um investimento da aceleradora no valor de R$ 1,4 milhão. Esses recursos estão sendo utilizados no aprimoramento da plataforma.

Segundo explica Mário Rodrigues, fundador e CEO da startup, a plataforma desenvolvida opera como um hub reunindo transportadoras parceiras. Na outra ponta dessa ferramenta estão as empresas de e-commerce. Quando o cliente está na última etapa da compra, encerrando seu “carrinho”, o sistema compara as tabelas que o e-commerce possui com outras opções que o sistema lhe oferece, em tempo real, permitindo avaliar preço e prazo para o transporte da mercadoria. Uma vez escolhido o frete mais adequado, a ferramenta se encarrega de automatizar todo o processo de transporte e entrega, desde o encaminhamento do pedido de coleta à transportadora até acesso ao rastreamento do transporte do produto em todas as etapas. O uso dessa ferramenta é vantajoso para consumidor, empresa de e-commerce e transportadora. O consumidor pode optar pelo frete mais conveniente e se beneficiar do desconto que as transportadoras oferecem à Frete Rápido em razão do alto volume de mercadorias conduzidas. As transportadoras passam a ter um amplo leque de clientes potenciais, sem precisarem investir nos processos de integração e nem na captura de novos clientes. Já as empresas de e-commerce podem incluir em seu sistema de vendas essa ferramenta, eliminando as tarefas de buscar, negociar, firmar acordos individuais e integrar com várias transportadoras, sendo cada vez mais eficiente e reduzindo seus custos.

Além dos ganhos gerados pela economia de custos e pela possibilidade de utilização de um sistema totalmente automatizado e comprovadamente eficiente, ao integrarem o sistema Frete Rápido tanto transportadoras quanto empresas de e-commerce podem focar unicamente em seu “core business”, concentrando seus investimentos e suas estratégias nas etapas inerentes à sua operação. A receptividade que o Frete Rápido vem conquistando levou importantes plataformas de e-commerce, como Vtex e Magento, a disponibilizarem essa ferramenta aos lojistas, que a utilizam de forma crescente.

 

Mais informações sobre o programa podem ser solicitadas ao líder operacional da tegUP, José Carlos de Souza Filho, pelo e-mail jose.souza@tegup.com