Assinatura Premium Assinatura Premium

Tecnologia e inovação são destaque no workshop Aiafa Brasil de Gestores de Frotas

Publicado em 15/05/2018

Círculo de palestras ocorreu no dia 10 de maio em São Paulo e reuniu aproximadamente 60 profissionais da área

Com a participação de cerca de 60 gestores de frota, o workshop “Aiafa Brasil de Gestores de Frotas” reuniu especialistas do setor no dia 10 de maio, em São Paulo. O tema desta edição foi a gestão diante dos novos desafios que os avanços tecnológicos trazem ao cotidiano do gestor de frota.

As empresas patrocinadoras Valecard, Localiza, Easy Carros, Veltec apresentaram cases de sucesso e provocaram o público ao abordar a gestão de mobilidade a partir da utilização planejada e unificada das ferramentas tecnológicas como cartões de abastecimento, serviços de telemetria e manutenção das frotas. Um dos pontos destacados foi a gestão do serviço de motoristas e como a telemetria pode ser usado para melhorar o desempenho da frota e reduzir custos.

O evento teve uma rodada de palestras seguida da participação ativa do público, que se organizou em grupos de trabalho, e uma mesa-redonda mediada pelo CEO da Fleet Mobility Brasil, Micael Duarte.

Palestras
O gerente da Unidade de Negócio Frota da Valecard, Leandro Ferraz, abriu a rodada de palestras com o tema “Revolução na Gestão de Frotas: aproveitando as inovações a favor dos resultados”. Apontou a importância de implantar uma política de gestão de frotas capaz de atender as necessidades da operação.

“Apenas o uso das ferramentas não é suficiente, é preciso estabelecer uma política de gestão que pense não apenas o aspecto organizacional, mas também a metodologia de decisão”, avaliou Ferraz.

Com a palestra “Análise de indicadores: como gerenciar os custos gerados pelo perfil de condução do motorista”, o coordenador de vendas da Veltec, Diego Dalcolli, apresentou um case de sucesso em que o cliente alcançou redução de 99,5% dos comportamentos de desvio e eventos de risco com a implantação de um Centro de Controle de Indicadores de Frota.

De acordo com Dalcolli, é preciso criar um procedimento padrão de geração e apresentação dos indicadores a partir dos dados de telemetria. Com a medição diária e online dos excessos críticos praticados por motoristas, “é possível direcionar essas informações e formalizar sanções, punições e estímulos também para os bons condutores”.

Na mesma linha, o gerente de marketing e vendas da Localiza, Gabriel Andrade, falou sobre “Validação da redução de acidentes com uso de telemetria”. Segundo ele, o comportamento dos condutores e, principalmente, o excesso de velocidade estão diretamente ligados ao número de sinistros por veículo.

Andrade reforçou a ideia de que a telemetria deve ser usada a favor da gestão com uma política de frota bem implementada. “Primeiro é preciso entender o problema de cada cliente para só depois buscar na telemetria as informações necessárias e estabelecer ações preventivas e corretivas”, finalizou.

Gestão
O CEO da Easy Carros, Fernando Saddi, finalizou o ciclo de palestras com o tema “Gestão de Frotas na Era da Mobilidade” e enfatizou que a tecnologia já afeta e vai afetar ainda mais a gestão de frota, que ele preferiu chamar de gestão de mobilidade. Lembrou que os avanços na mobilidade são irreversíveis e citou o caso da Noruega, onde 52% dos carros já são elétricos.

Saddi apontou um cenário futuro em que a mobilidade estará, principalmente, nas mãos de engenheiros de software e os carros não estarão mais nas mãos dos indivíduos e sim de empresas. “Os aplicativos de mobilidade, como o Uber e Cabify, mostram que essa mudança já está em curso e, com certeza, a inteligência artificial irá mudar completamente o setor automotivo”, avaliou.

Para diretor da AIAFA no Brasil, Jordi Solé, o evento atingiu os objetivos e apontou para a necessidade de informar e formar os gestores de frota quanto ao uso das tecnologias a favor de melhorias no setor.

“O evento foi um sucesso. Tivemos a casa cheia e tanto os patrocinadores ficaram contentes com a interlocução direta com os gestores, como os gestores se mostraram satisfeitos com a qualidade das palestras”, disse.