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Tecnologia: A revolução da logística de entregas

Publicado em 14/11/2017

Em um mercado extremamente carente, soluções como inteligência artificial e crowdshipping prometem mais agilidade e eficiência nos transportes de produtos

Para as empresas e transportadoras, a logística de entrega é um dos processos mais importantes e vitais. E não são poucas as dificuldades do meio: roubo de cargas, trânsito, temporais, estradas precárias, etc. Hoje, o investimento brasileiro com transporte e logística é de apenas 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB), quando a média mundial está na faixa de 1,2% do PIB.

Com tantas barreiras, é preciso muito planejamento e tecnologia para que nada impeça que o produto chegue até o consumidor. Por isso, a inovação se tornou uma forte aliada de empresas e do mercado de logística. A criação de softwares especializados facilitou e muito o dia a dia das entregas pelo Brasil. Essa tecnologia garante não só a pontualidade, mas também redução de custos e aumento de produtividade, facilitando a gestão das operações.

Foi mapeando as carências do mercado que a startup catarinense AgileProcess desenvolveu uma série de soluções tecnológicas para resolver a operação logística das empresas. Em minutos, o sistema otimiza o uso da frota e gera as melhores rotas para os atendimentos, além de auxiliar cada motorista, mostrando o percurso com apoio de GPS e fazendo a comprovação de entregas no exato momento em que forem realizadas.

Segundo o CEO da AgileProcess, Evilásio Garcia, a empresa trabalha com o objetivo de transformar e revolucionar processos de maneira inovadora. “Somos produtores de tudo o que oferecemos e ter esse domínio nos faz abordar o mercado de forma diferente. Procuramos entender os problemas e necessidades do segmento para apresentar uma solução inovadora.”

Outra novidade que facilita muito a vida das empresas é o uso de inteligência artificial para manter as informações dos atendimentos sempre atualizadas. O sistema tem a capacidade de "auto calibrar" seus parâmetros mantendo informações como janelas de horário dos atendimentos, tempos de atendimento e trânsito sempre atualizadas. “É um sistema que se retroalimenta e elimina a necessidade de várias pessoas atualizando dados o tempo todo”, explica Garcia.

O consumidor final também está incorporado ao processo. A startup recentemente desenvolveu um módulo no sistema que integra o cliente sobre o status da entrega. “Isso faz com que a eficiência seja maior, pois podemos trocar informações sobre possíveis problemas e corrigir na hora.”

 

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