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Sontra Cargo bate marca de R$ 5 bilhões transacionados em quatro anos

Publicado em 10/02/2017

Plataforma já conectou mais de 3,5 milhões de fretes e possui 250 mil caminhoneiros cadastrados em sua base

Durante muitos anos, o mercado de transporte no Brasil se manteve atrelado com o modo de atuação tradicional. Ou seja, com processos manuais e pouca utilização da internet, mas com o crescimento da tecnologia mobile e o desenvolvimento da internet em nosso cotidiano, algumas soluções surgiram com o objetivo de otimizar o mercado. Uma das principais foi a Sontra, que nasceu com o foco de impactar o segmento e quatro anos de atuação depois atinge a marca expressiva de R$ 5 bilhões transacionados.

A plataforma possui crescimento médio de 460% durante todo tempo de atuação, atingindo 250 mil caminhoneiros cadastrados e 100 mil cargas publicadas ao mês. Durante os quatro anos de atuação, a empresa ampliou a conexão entre caminhoneiros e embarcadores com uma plataforma simples e instintiva, onde as duas pontas conseguem se comunicar de forma rápida e ágil, como se tivessem negociando pessoalmente.

O diretor de Marketing da Sontra, Bruno Torres, explica que a plataforma é um intermediador entre as empresas e os caminhoneiros. “Nós criamos uma imensa solução que confere as informações das duas pontas e possibilita segurança para todos” detalha.

Para o futuro, Torres cita que o leque de opções dentro da plataforma deve ampliar, permitindo assim uma solução mais completa para as duas pontas. “Hoje já possuímos check-in, compartilhamento de localização via e-mail, buscas bem refinadas e outras funcionalidades importantes para os profissionais, desejamos atingir um nível de excelência que permitirá um mercado ainda mais estruturado.”

Funcionamento
Dentro da plataforma, os embarcadores indicam o local de retirada da mercadoria, modelo de caminhão e carroceria, além do valor que desejam pagar pelo serviço. Por meio do GPS do smarthphone, os motoristas próximos ao local recebem a notificação sobre esse frete e iniciam a negociação, podendo receber um valor mais alto ou alguma outra condição acordada.

Com a plataforma, os motoristas podem aumentar o próprio orçamento em 55% e as empresas diminuem 52% do prazo para encontrar um profissional. Para os contratantes também existe uma economia no custo do frete: cerca de 30%, já que muitos caminhoneiros utilizam o aplicativo para preencher possíveis ociosidades, negociando valores mais baixos. O efeito é evidente: nos últimos quatro anos foram 3,5 milhões de fretes realizados.