Assinatura Premium Assinatura Premium

Solução de gestão de frotas da 3T Systems ganha recursos de inteligência embarcada

Publicado em 16/03/2012

Visando garantir ainda mais segurança e agilidade no transporte rodoviário de cargas, a 3T Systems agregou à sua solução 3T Frota um novo recurso de inteligência embarcada, diferentemente dos demais oferecidos no mercado. Com a tecnologia, o rastreador instalado no veículo executa automaticamente ações preventivas para cada situação de risco (roubo de cargas, acidentes, desvio de rotas, etc), independente da intervenção da Central de Monitoramento ou do sinal de GPRS (General Packet Radio Service). Beneficia, sobretudo, embarcadores, seguradoras, gerenciadoras de risco, corretoras de seguros, cooperativas de transportes, transportadores e autônomos.

“Muitos sistemas e equipamentos não permitem que sejam executadas mais de uma ação para cada situação ou evento ocorrido. Totalmente flexível, rápido e seguro, o novo recurso da 3T Frota permite que sejam criadas e embarcadas uma ou mais ações para cada risco específico, regras que combinam diferentes situações de sensores, atuadores e posicionamento, com mais de uma ação a ser tomada pelo próprio equipamento”, explica Eduardo Meirelles, gerente de desenvolvimento da 3T Systems.

Além de automatizar os processos de Gestão de Riscos, o recurso possibilita ao operador monitorar uma quantidade maior de veículos, reduzindo custos nas centrais de monitoramento.

Com a inteligência embarcada, as regras e ações preventivas estipuladas de acordo com o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR), são previamente estabelecidas e carregadas na memória do rastreador e são automaticamente acionadas em situações de risco. Ao iniciar uma viagem, por exemplo, o rastreador trava a porta do baú e desbloqueia o veículo.  Uma vez fora do alvo específico, caso a porta do motorista seja aberta, o alarme é acionado e o veículo bloqueado. Ações como essas são tomadas até o final do percurso, de acordo com as regras estipuladas por cada empresa.

A solução 3T Frota com inteligência embarcada passa a ser ofertada em um pacote de serviços que inclui o software de gestão MONITOR, equipamento e o terminal de dados, além dos atuadores e sensores. Entre as principais características e funcionalidades de cada um deles, destacam-se:

Software MONITOR: Permite à Gerenciadora de Riscos acompanhar as viagens implementando diversos recursos de segurança, como: cerca eletrônica, área de risco e parametrização de eventos versus ações. No software estão disponíveis dois tipos de perfis de implementação para o uso da funcionalidade de inteligência embarcada. No perfil básico, são oferecidas combinações de até 8 entradas (sensores), mensagens padrão do teclado e alvos geográficos circulares que podem acionar até 4 saídas (atuadores). Já no personalizado, são oferecidas combinações com mensagens padrão do teclado específicas de cada cliente, verificação de cadastro de motorista e alvos geográficos poligonais como áreas e rotas.

Equipamento: Possui um módulo interno denominado “ações embarcadas”, que permite ao usuário definir e customizar regras de sua operação visando mais segurança e capacidade de realizar o gerenciamento de todas as ocorrências do veículo, sem a necessidade de sinal GSM/GPRS ou até mesmo cobertura satelital.

Terminal de dados: Trata-se de um dispositivo que permite a interação do motorista com a central de monitoramento ou gerenciadora de risco. Possibilita a comunicação com a central de monitoramento por meio do envio e recebimento de mensagens no formato de texto ou dados pré-programados. Também é possível selecionar ações pré-configuradas por teclas especiais, efetuar a configuração e diagnosticar dispositivos conectados à rede de comunicação.