ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha

Intelbras
 

 




Solução da Neogrid reduz 30% da ruptura nas lojas da Via Varejo

Publicado em 01/03/2018

Empresa também obteve melhor balanceamento dos estoques e reduziu os excessos de produtos em alguns pontos da rede em 17%

Um dos maiores desafios logísticos da Via Varejo, responsável pelas marcas Ponto Frio e Casas Bahia, é manter o balanceamento adequado de estoques de todas as categorias de produtos em todos os períodos do ano. Após introduzir a tecnologia e os conceitos de gestão da Neogrid, a empresa conseguiu reduzir em 30% o índice de ruptura (a falta de produtos) em cerca de 1 mil lojas, assim como os itens comercializados pelos sites. Ao mesmo tempo, a empresa diminuiu o excesso de produtos em estoque em 17%.

Segundo Edgard Liberali Filho, diretor de Operações Logísticas da Via Varejo, em 2013, a empresa iniciou a busca por novas tecnologias para o controle e gerenciamento dos estoques. Para que esse movimento de mudança ocorresse com qualidade e eficiência, entre os provedores de tecnologias consultados, a Neogrid foi escolhida devido à grande experiência em plataformas de distribuição e a expertise no varejo.

“Até hoje, já implantamos a ferramenta de planejamento de distribuição, intercâmbio eletrônico de dados e o portal de agendamento de entregas de produtos. No geral, tivemos um melhor balanceamento dos estoques, reduzindo os excessos de produtos em alguns pontos da rede em 17% e a falta deles para venda em 30%, que alavancaram as nossas vendas”, destaca o executivo.

De acordo com o diretor da Via Varejo, a gestão de estoques na rede, após o projeto, ficou mais dinâmica e assertiva, pois as parametrizações do sistema como, por exemplo, estoque de segurança e ponto de ressuprimento, refletem com precisão as variações de demanda diárias. “O projeto desenvolvido pela Neogrid promoveu uma mudança efetiva na gestão de supply chain da Via Varejo, melhorando o nível de serviço para nossas lojas e, por consequência, ampliando a sua confiabilidade de trabalho junto às demais áreas da empresa”, afirma Liberali.

A função da solução de Planejamento de Distribuição (DRP) é distribuir os produtos que estão armazenados no centro de distribuição (CD) da rede varejista e atacadista entre os pontos de venda. “O DRP sugere quando e quanto de cada produto deve ser enviado a determinada unidade com base em parâmetros como média de vendas em cada loja, tempo que o CD leva para entregar, frequência de reposição e estoque de segurança de cada produto. E isso foi fundamental para reduzir faltas e excessos de estoque da Via Varejo”, explica o vice-presidente de operações da Neogrid, Robson Munhoz.

 

Veja também: