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Software faz a gestão e o controle de estoque, evitando perda de materiais

Publicado em 24/11/2015

Logmed Transporte e Logística lança ferramenta depois de dois anos de testes

A Logmed Transporte e Logística acaba de lançar um software de gestão de estoque de consignados, que promete eliminar drasticamente a perda de produtos. O dispositivo, de grande valia para indústrias, hospitais e distribuidores em geral, restringe exponencialmente os prejuízos por fatores como data de vencimento, roubos, itens não faturados, falta de comunicação entre usuários e outras deficiências.

O diretor de Marketing da Logmed, Danilo Magri, afirma que a empresa teve ideia de desenvolver o software depois de acompanhar os prejuízos de clientes que perdiam quantidade significativa de itens no estoque, por não haver uma pessoa ou um departamento específico para gerir esse setor. “Um hospital, por exemplo, na hora da emergência, vai usando o material e não fatura, não tem o cuidado de retirar o exemplar que expirará a validade primeiro, não há controle dos itens que têm demanda maior, entre outros problemas”, alerta Magri.

O software, testado por uma distribuidora parceira nos últimos dois anos, recebeu ajustes, que aperfeiçoaram a sua performance. Segundo Magri, o projeto piloto perdia em torno de R$ 700 mil/ano pela má gestão do estoque. Com a utilização do software e equipe de auditoria treinada, que faz a leitura de código de barras e controla os lotes por datas de validade, o prejuízo caiu para R$ 52 mil, uma redução de 92% em perda financeira de materiais.

Magri destaca três vantagens principais com o uso do software: a ferramenta se integra ao sistema de gestão empresarial (ERP), que gerencia os dados relativos aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas; o departamento de Supply Chain ganha maior eficiência para gerir juntamente com a área financeira, no que se refere a boletos em aberto, prazos muito longos para pagamentos etc, e ganha também a área comercial da empresa, porque passa a dominar um nível de informação que permite prever, pelo histórico de usos dos itens que fica registrado, o giro que o produto consignado tem na unidade do cliente, o que contribui para fazer os respectivos ajustes e adequações nos pedidos.

De acordo com Magri, é a Logmed que faz a gestão indicada pelo software, ou seja, a administração, os relatórios, a reposição e a contagem dos itens do estoque. Ele frisa, ainda, que a ferramenta é flexível e pode ser customizada para a necessidade do cliente, como a periodicidade com a qual é feita a contagem dos produtos.