LogTalk LogTalk

Sistemas com TMS da Senior otimizam processos na Transportes Diamante

Publicado em 18/10/2017

Companhia alcançou uma redução de 14% nos custos com combustível e obteve incremento de 21,5% no KM médio por vida dos pneus

Especializada em serviços personalizados no transporte rodoviário de cargas, a Transportes Diamante, de Curitiba (PR), encontrou nas soluções de logística da Senior uma ferramenta para a gestão integrada de processos. As soluções contemplam desde a solicitação da coleta até a entrega e faturamento do serviço.

O gerente de planejamento da Transportes Diamante, Caio Cantú, declara que os sistemas trouxeram automatização dos processos. “Antes, [os processos] eram feitos manualmente e agora passamos a rastrear toda a nossa mercadoria transportada.”  Entre os resultados alcançados, Cantú aponta a visão da contabilidade gerencial da empresa, a transparência na administração dos custos da frota e a gestão das ocorrências na entrega.

Na implantação, todos os módulos do ERP foram integrados ao TMS, o que trouxe velocidade à gestão e redução de retrabalho, facilitando à companhia a aplicação de KPIs estratégicos, táticos e operacionais para mensurar seus resultados com mais assertividade. Via EDI (Eletronic Data Interchange), clientes e parceiros também foram integrados à solução.

Segundo o executivo do canal responsável pela implantação na Diamante, Maiko Petry, a operação foi realizada sob muito planejamento. “A implantação foi modular e planejada, iniciando com a ferramenta Gestão de Frotas, Na sequência, nos dedicamos ao módulo Financeiro, acompanhados pelo Back Office Financeiro e a Contabilidade. Por último, implantamos o BI (Business Intelligence) que, com seus painéis customizáveis para interpretação e apresentação de dados, trouxe agilidade na tomada de decisão com dados claros e precisos e redução de custos operacionais”, detalha.

“Com a alta aderência do TMS da Senior, conseguimos reduzir custos com toda a manutenção da nossa frota, como avarias, diesel e pneus, além de otimizarmos nossas equipes e integrar nossos clientes à solução, para um acompanhamento preciso do nosso trabalho”, diz Caio Cantú. O executivo conta que a companhia alcançou uma redução de 14% nos custos com combustível ao melhorar o controle do Diesel nas médias por veículos/rota/motorista. Além disso, obteve incremento de 21,5% no KM médio por vida dos pneus. “O controle sobre rodízios, medição de sulcos e calibragem se torna crucial para alcançarmos e mantermos tais números. E o sistema nos ajuda com informações precisas”, afirma.

De acordo com o gestor, para atender empresas como a Transportes Diamante, uma solução de gestão precisa ter foco no segmento de atuação da empresa – transportes e logística – e ainda assim ser integrado, robusto e escalável”, continua Cantú. “Na Senior, percebemos não apenas sua experiência e especialização, mas uma ferramenta realmente robusta com diversos cases de sucesso no mercado”, complementa.