Assinatura Premium Assinatura Premium

Sistema de monitoramento Reefer da IACIT é novidade na logística

Publicado em 08/06/2017

Solução de telemetria é inédita no país e se baseia no conceito de “Internet of Things” (IoT)

O Sistema Online de Monitoramento Reefer RCS 0500 da IACIT é uma novidade na logística nacional. O novo sistema de telemetria, baseado no conceito de “Internet of Things” (IoT), garante o armazenamento em nuvem e acompanhamento dos dados de monitoração das cargas refrigeradas, sem a necessidade de intervenção pessoal.

A solução oferece sistema inovador para suporte à decisão (SSD) ao efetuar o monitoramento simultâneo sem fio, criptografado e georreferenciado de dados do contêiner REEFER, garantindo a monitoração da temperatura interna de forma automática e remota.

O presidente da IACIT, Luiz Teixeira, explica que o sistema permite o acompanhamento da temperatura das cargas de forma online. “Com isso diminui-se o custo da operação logística envolvendo containers refrigerados.”

A Unidade de Coleta é projetada para dar praticidade à fixação e conexão ao Reefer (conexão plug and play), sem ônus para a logística de entrada, saída ou empilhamento dos contêineres. Ao ser conectada ao controlador do Reefer, a unidade coletora extrai, de forma automática, as informações de monitoramento e conecta-se ao concentrador por meio de rede wi-fi, para transmitir as informações de maneira segura e em tempo real.  A unidade concentradora estabelece uma conexão com o sistema de nuvem, permitindo que as informações sejam acessadas pelos usuários, em um ambiente web seguro.

Especificações
Entre as principais características, o RCS 0500 conta com alta resolução temporal, infraestrutura minimizada, disponibilização imediata de informações coletadas, escalabilidade e disseminação da informação, interface web responsiva, geração de alarmes automáticos por perfil de usuário, geolocalização dos Reefer, consciência situacional, rastreabilidade da informação, conceito Big Data, entre outras.