LogTalk LogTalk

Sistema da Manserv gera ganhos de 20% na separação de pedidos

Publicado em 10/02/2017

Ferramenta dimensiona estoques por zona de calor e garante atualização constante da sazonalidade dos produtos

A Manserv desenvolveu um sistema para atender os processos de armazenagem. A ferramenta dimensiona os estoques por zonas de calor e garante a atualização constante da sazonalidade dos pedidos, gerando ganhos de 20% na separação de pedidos e reduzindo mais de 10% do total de posições pallet. A solução é bem vinda, já que usualmente o custo estimado na separação de pedidos atinge 55% da despesa operacional total de um armazém.

Para o diretor geral de Logística da Manserv, Marcelo Augusto Felipe, gerenciar estoques de forma eficiente é fundamental para o crescimento de uma empresa. “Para isso, criamos uma ferramenta que contempla um método rotineiro de análises de dados que monitora o estoque trimestralmente, de forma a garantir que a sazonalidade dos produtos esteja sempre atualizada”, explica.

No processo, classificam-se os itens por famílias e analisa-se a quantidade de visitas realizadas nas posições de picking (separação e preparação de pedidos), bem como o total de produtos separados para cada item no estoque. Em seguida, determinam-se quais produtos são de altíssimo, alto, médio, baixo e raro giro.

Após a classificação, os itens são alocados em áreas chamadas de “zonas de calor”, ou seja, os itens de altíssimo e alto giro são colocados próximos às docas de expedição para que a separação de pedidos ocorra com visitas sequencialmente próximas umas das outras e as distâncias percorridas sejam reduzidas. Os demais itens (médio, baixo e raro giro) seguem posicionados no estoque, afastados das zonas com alto índice de visitas e localizados mais ao fundo do armazém.

“Além de ser uma ferramenta que contempla um método padronizado de dimensionamento com classificação de itens por critérios de relevância e análises sazonais de vendas, a implantação ocorre sem investimentos e resulta em ganhos rápidos e expressivos de produtividade”, afirma Felipe, ressaltando que a redução de movimentações provoca queda de custos.