Assinatura Premium Assinatura Premium

Sialog apresenta os 12 benefícios de usar o sistema TMS

Publicado em 08/09/2016

Além de gerenciar todas as operações da frota, com os módulos operacional, administrativo e fiscal, o TMS contribui para maior qualidade e produtividade da empresa

Uma dúvida que pode rondar os empreendedores da área de transportes é como melhorar a qualidade e a produtividade de todo o processo de distribuição de mercadoria. A Sialog já abordou que a tecnologia é uma grande aliada, então, uma boa forma de gerenciar todas as operações da frota é por meio de um Transportation Management System (TMS).

O TMS, mais conhecido como Sistema de Gerenciamento (ou Gestão) de Transportes, foi desenvolvido para gerenciar todas as operações do transporte. Por meio de módulos, é possível administrar e controlar os processos de emissão de documentos fiscais, compras, movimentação e integração bancária, emissão de boletos, fatura, fluxo de caixa, expedição, controle de terceiros, ocorrência, entregas, entre outros, proporcionando maior agilidade, sem retrabalhos, e maior foco nas operações.

A Sialog listou alguns dos principais módulos de TMS e quais benefícios eles proporcionam ao dia a dia da empresa.

1. Comercial
Armazena as informações do cliente, facilitando o trabalho da equipe comercial, ao elaborar as negociações de tabela de frete ou interagir com as peculiaridades da operação. É possível, ainda, garantir maior gestão de vendas, uma vez que o módulo informa quais clientes estão sendo atendidos, quais atividades a equipe desempenha etc.

2. Gestão de coletas e entregas
Organiza as entregas e as coletas de todas as operações, auxiliando na escolha das melhores rotas. É por meio dele que poderão realizar adiantamentos de viagens e comissionar os agregados e motoristas próprios, de acordo com as regras da empresa. Esse módulo permite, ainda, lançar ocorrências para os documentos, como o status da coleta, a transferência de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) para outras operações, entre outros.

3. Carregamento
Facilita o gerenciamento de todas as informações da expedição, permitindo o controle das programações de cargas, de acordo com a capacidade dos veículos e itinerários. Além disso, permite a emissão de manifesto, romaneio, despachos e mensuração da quantidade inicial do pedido e a quantidade realizada, para assim gerar o CT-e com os dados reais.

4. RPA
Gerencia os contratos com terceiros, gerando o Contrato de Transporte de Autônomo, baseado nas tabelas de comissionamentos impostas pelas empresas, além dos adiantamentos de frete, baixa de documento e geração do pagamento do saldo restante. A solução possui integrações com as principais empresas administradoras de pagamentos eletrônicos.

5. Performance
Por meio de relatórios e dashboards, é possível saber como está cada processo de sua operação, como as entregas realizadas com sucesso, as ocorrências, os sinistros e as demais informações referentes ao transporte. Isso permite o ranqueamento dos melhores motoristas e as análises de possíveis falhas em suas operações, garantindo melhor rentabilidade na operação.

6. Portal
Permite consultar, a qualquer momento, o status da mercadoria, a localização e a previsão da entrega, além de disponibilizar a imagem digitalizada de um canhoto de entrega, a foto de uma mercadoria avariada ou da pessoa que recebeu a encomenda. É possível, ainda, baixar a Extensible Markup Language (XML) ou o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE) dos documentos emitidos e visualizar as ocorrências lançadas. O cliente também poderá ter acesso à situação da entrega (se já foi entregue, se está em transporte etc).

7. Gestão de comissionamento
Permite a gestão completa do comissionamento dos motoristas, por meio das seguintes operações: cadastro das regras de comissionamentos diversos (parceiros, agenciadores, vendedores, agregados, motoristas etc), controle dos pagamentos comissionados de acordo com regras parametrizáveis integradas com o módulo financeiro, visualização e rastreabilidade total dos documentos e operações comissionadas.

8. Pagar
Permite o gerenciamento de todos os pagamentos gerados e seus respectivos status pago e a pagar, controla a entrada de pagamentos mais simplificados, como contas de água, telefone, internet, energia, empréstimos etc e gerencia o que se refere a cada nota do sistema (compra de produtos, peças, utensílios).

9. Receber
Gerencia todos os recebimentos da empresa, de acordo com as ocorrências, e integra com todos os principais bancos, para a emissão de boletos e baixa dos documentos.

10. Faturamento
Gerencia todos os documentos financeiros da empresa, permitindo o faturamento de forma automática ou manual, de acordo as operações. Também realiza os processos segundo os parâmetros da empresa e é homologado para diversas formas de pagamento (diário, semanal, quinzenal, mensal e a pedido), agilizando todo o processo, por meio de intercâmbio eletrônico (EDI).

11. Caixa e banco
Integra os lançamentos dos demais módulos do sistema financeiro (pagar e receber) e gera o livro caixa, para realizar a conciliação bancária. É possível gerar extrato bancário, com todos os lançamentos efetuados, movimentação bancária (conciliação, emissão e compensação dos chegues emitidos e recebidos), transferências bancárias, controle de caixas e cartões de crédito etc.

12. CT-e, MDF-e, NFS-e e CC-e
O módulo abrange o emissor das obrigações fiscais, como o CT-e, o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica  (NFS-e) e a Carta de Correção Eletrônica (CC-e), que atendem à legislação, à tributação e às regras fiscais previstas pela Fazenda, e são facilmente integráveis a sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) e TMS.