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Sepetiba Tecon quer atrair navios maiores após novos parâmetros de manobras

Publicado em 08/03/2018

Reformas e alterações são fruto de um plano estratégico de modernização, que faz parte de um pacote avaliado em R$ 567 milhões

O Sepetiba Tecon teve novos parâmetros de manobras homologados pelas Autoridades Portuária e Marítima. Segundo anúncio feito pelo presidente da empresa, Pedro Brito, agora eles vão operar com calado máximo de 15,4 m para entrada e saída de navios porta-contêineres. O objetivo é atrair operações com navios maiores.

O reconhecimento legal foi concedido após a realização de obras de dragagem na bacia de evolução, área de manobra e berços do terminal e a validação dos levantamentos batimétricos junto ao Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

O Sepetiba Tecon possui um plano estratégico de investimento para modernização do terminal e expansão da sua capacidade de movimentação. O projeto também prevê a aquisição de nove novos RTGs (Rubber Tired Gantry) e dois Portêineres. O investimento faz parte de um pacote estimado em R$ 567 milhões, proposto em dezembro do ano passado à Autoridade Portuária (CDRJ – Companhia Docas do Rio de Janeiro) e ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Segundo o diretor geral do Sepetiba Tecon, Jorge Mello, a expectativa da empresa é atrair navios maiores para o terminal e incentivar investimentos feitos no comércio exterior do Rio de Janeiro com diversos países. “Com a homologação dos novos parâmetros, passamos a ter o maior calado da Costa Leste da América do Sul. A próxima conquista é ser o primeiro terminal do Brasil apto a receber os navios da classe New Panamax com até 366m de comprimento e 51m de largura”, diz Mello.

 

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