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Sepetiba Tecon moderniza terminal para receber navios maiores

Publicado em 19/01/2018

Investimentos, que incluem ampliações e a dragagem da bacia de evolução, somam R$ 576 milhões

Visando a expansão da navegação, a Sepetiba Tecon está executando um plano estratégico para ampliação e modernização do terminal. As alterações vão tornar o espaço capacitado para receber navios da classe New Panamax de até 366 m de comprimento (LOA) e 51 m de largura (Beam).

Além de dispor de acesso terrestre, o Sepetiba Tecon possui fatores naturais que favorecem a atracação desses navios. As vantagens incluem o amplo canal de acesso, berços de grande profundidade e águas protegidas pela Restinga de Marambaia, que separa as águas da baía das águas do oceano por meio do relevo topográfico.

O terminal concluiu a dragagem da bacia de evolução, da área de manobra e dos berços do terminal e aguarda homologação para operar com calado operacional de 14,7 m. Para expansão da capacidade de movimentação, já estão sendo adquiridos nove novos RTGs (Rubber Tired Gantry) e dois Portêineres.

Todas essas aquisições se somarão a um pacote de investimentos estimado em R$ 567 milhões, proposto em dezembro passado à Autoridade Portuária (CDRJ – Companhia Docas do Rio de Janeiro) e ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O projeto inclui investimentos em ampliações, equipamentos, dragagem e melhorias das instalações operacionais.

Além disso, o Sepetiba Tecon irá realizar nos próximos meses um treinamento que simula a atracação de navios com 366 m de comprimento. Essa simulação será realizada juntamente com a Praticagem do Rio de Janeiro (ZP15) em um laboratório internacional. A previsão é realizar também simulações com navios de 339 m e 352 m de comprimento.

Novos navios
Para se ter uma ideia da dimensão dos novos navios, o tamanho das embarcações (366 m) equivale a quase 10 vezes o tamanho do Cristo Redentor e podem transportar quase 14 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Segundo Pedro Brito, Presidente do Sepetiba Tecon, poucos portos no Brasil terão capacidade de receber esses navios e operá-los sem restrições de calados. “O Sepetiba Tecon já está capacitado para receber navios de grande porte, como o Hyundai Loyalty que atraca no terminal com 339m de comprimento, e está se preparando para os próximos avanços da navegação. Com certeza seremos um dos terminais aptos para receber os maiores navios a escalar na costa brasileira”, diz.