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Sepetiba Tecon é autorizado a operar navios de 367 metros

Publicado em 09/11/2018

Autorização só foi concedida após a concretização das obras de dragagem realizadas no terminal da empresa

Sepetiba Tecon autorizada navios 367 metros

O Sepetiba Tecon anunciou no dia 7 de novembro que o terminal obteve junto a Praticagem do Rio de Janeiro a autorização para receber navios da classe New Panamax com 367 metros de comprimento. A novidade só foi possível após serem concluídas obras de dragagem no terminal da empresa.

A novidade foi divulgada pelo presidente da empresa, Pedro Brito. Segundo ele, com a operação de navios dessa classe no Sepetiba Tecon, o comércio exterior no estado do Rio de Janeiro será fortalecido e o terminal se tornará o principal ponto de conexão dos demais portos da costa brasileira. “Essa é uma conquista exclusiva não só do nosso terminal, mas também do Rio de Janeiro que passa a ser o único estado da região Sudeste a oferecer essa capacidade operacional para o transporte marítimo de cargas”, afirma Brito.

O Sepetiba Tecon se tornou apto a receber os navios da classe New Panamax após a concretização de obras de dragagem na área de manobra, na bacia de evolução e berços do terminal e a realização de várias simulações de atracação realizadas no Maritime Institute of Technology and Graduate Studies – MITAGS, nos Estados Unidos. Os parâmetros de manobras do terminal, que permitem operar com calado máximo de 15,4 m para entrada e saída de navios porta-contêineres, o maior da costa leste da América do Sul, também foram importantes para que a autorização fosse emitida.

Além disso, o terminal possui fatores naturais que favorecem a atracação de navios de grande porte. A baia de Sepetiba é abrigada pela Restinga de Marambaia, que com seu relevo topográfico protege as águas da baía das águas do oceano. Essas características fazem com que o mar seja calmo, seguro e propicio à navegação.

Para ter uma ideia do tamanho dos navios da classe New Panamax: esses navios, de 367 m, equivalem a quase dez vezes o tamanho do Cristo Redentor e podem transportar até 14 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

 

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