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Segundo estudo norte-americano, sistema de mitigação de colisões da WABCO é eficaz

Publicado em 28/11/2016

Veículos comerciais equipados com a tecnologia registraram um número menor de acidentes

Um estudo feito pela Agência Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias norte-americana comprovou que os veículos equipados com sistemas de anticolisão tiveram menos colisões frontais do que veículos sem o sistema. A pesquisa utilizou os sistemas OnGuard (mitigação de colisão) e OnLane (aviso de saída da faixa), da WABCO, e contou com a participação de cerca de 170 motoristas em 150 caminhões em todo o país.

Além da relevância da tecnologia, a pesquisa também confirmou a redução de custos em relação às colisões traseiras estimada em 87% proporcionada pelos produtos da WABCO.  Responsáveis por segurança nas frotas relataram que recomendariam a tecnologia anticolisão como equipamento de série em veículos comerciais.

De acordo com Germano Collbialli, gerente de aplicação, treinamento e assistência técnica da WABCO, os resultados da pesquisa motivaram a empresa a melhorar o desempenho e as características dos sistemas de segurança. “O OnGuard é um sistema eletrônico 100% confiável. É a cereja do bolo do ESC, o controle de estabilidade que poderá se tornar obrigatório para os veículos novos no Brasil num futuro próximo.”

Para atender à demanda do mercado, a WABCO lançou recentemente o OnGuardACTIVE, uma versão melhorada do OnGuard. O OnGuardACTIVE, além de detectar movimento ou objetos parados na estrada, também aciona de forma autônoma o sistema de freios, quando for apropriado. O novo sistema também detecta risco de colisão traseira em condições de visibilidade limitada. Em setembro, a empresa apresentou o OnGuardMAX, sistema avançado de frenagem de emergência (Advanced Emergency Braking System – AEBS) que prevê a frenagem para caminhões e ônibus confrontados com veículos parados ou em movimento à sua frente.

O OnGuard é um sistema assistente do condutor que tem potencial para ajudar o motorista a reconhecer e a responder a situações perigosas, tais como colisão traseira por maior proximidade de um veículo. Contudo, o motorista deve permanecer no controle do veículo e decidir as ações necessárias para a operação segura, tão logo receba os sinais de alerta, visíveis e audíveis, do OnGuard.