ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
TOTVS

Intelbras
 

 

Assine Noticia


Reciclagem preventiva para motoristas profissionais pode significar redução de custos para empresas

Publicado em 30/05/2018

Condutores que exerçam atividade remunerada poderão fazer curso de reciclagem antecipada para evitar que CNH seja retida

O Comunicado DH-4, do Detran-SP, atendendo à Resolução nº 723/2018, do Contran, pode se tornar um fator decisivo para redução de custos de empresas que possuem motoristas em seus quadros de funcionários. As mudanças na norma possibilitam uma série de economias de gastos, tanto em razão de não haver mais a necessidade de afastamentos, punições ou demissões de motoristas submetidos à reciclagem quanto pela diminuição do número de multas recebidas pelos condutores, além de questões administrativas e legais.

A nova regra determina que motoristas das categorias C, D e E podem realizar o curso de reciclagem preventiva caso tenham infrações que atinjam de 14 a 19 pontos na habilitação. Segundo dados do Sindautoescola (Sindicato das Auto Moto Escolas e Centros de Formação de Condutores de São Paulo), mais de 80 mil condutores profissionais estão com CNHs suspensas no estado.

Para evitar a suspensão da carteira de habilitação por um período entre seis meses (mínimo) e um ano (máximo) e pela necessidade de novas contratações para suprir a função de quem está impedido de dirigir, a WisePro, empresa do Grupo Tecnowise, por meio de análises personalizadas, indica aqueles que estão aptos a fazer a reciclagem preventiva. Eles traçam os perfis dos motoristas e avalia soluções e propostas para cada um deles, inclusive com sugestão de cursos, sejam a distância, presenciais ou treinamentos em simuladores de direção.

Caso as empresas tenham interesse, elas podem adquirir os cursos na modalidade de educação a distância (EAD), dependendo da situação atual de cada condutor – são 20 cursos disponíveis na plataforma da própria WisePro, que também faz o acompanhamento da “vida” desse motorista e apoia as tomadas de decisão dos gestores de frotas e das áreas de RH, desde o momento da contratação. Com uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogos, psicólogos, profissionais de recursos humanos e educadores para o trânsito, a empresa oferece ferramentas e mecanismos inteligentes de gestão de processos e pessoas.

“Após a análise, estudamos o perfil psicológico detalhado de cada condutor da frota e, então, sugerimos a aplicação do recurso mais adequado ao colaborador”, afirma Juliana Aureliano, diretora de produtos da WisePro. A empresa também pode contratar apenas o levantamento de pontuação, que vai indicar quais são os motoristas que possuem entre 14 e 19 pontos. “Depois disso, podemos indicar um dos nossos parceiros credenciados para o condutor realizar a matrícula no curso de reciclagem preventiva e a prova”, explica.

Juliana explica que a proposta da WisePro, quando identificada a necessidade de aperfeiçoamento ou capacitação, considera que cada condutor tem ritmos e modos diferentes de aprendizado. “Por isso, são oferecidos conteúdos exclusivos que contam com funcionalidades como animações, vídeos, infográficos e games”, acrescenta.

Segundo ela, o conteúdo dos cursos de reciclagem tem um efeito educativo importante, uma vez que permite ao condutor rever valores, corrigir falhas e reavaliar a sua postura no trânsito para dirigir com mais cautela e segurança. “Mesmo para condutores mais experientes, é possível propor, por meio da tecnologia, recursos para o aprendizado a partir da conscientização, a fim de incentivar um comportamento mais seguro no trânsito”, destaca Juliana.

 

Veja também: