LogTalk LogTalk

Protege lança solução de Gerenciamento de Riscos para transporte de cargas e gestão de frotas

Publicado em 18/03/2019

Empresa de segurança privada também levará para a Intermodal 2019 novos modelos de carretas blindadas do Carga Segura

O Grupo Protege lança oficialmente na feira Intermodal South America, que será realizada em São Paulo entre os dias 19 e 21 de março, a solução de Gerenciamento de Riscos para o segmento de transporte de cargas, empresas de frotas de veículos e máquinas agrícolas. O serviço de planejamento, monitoramento e organização de ações para inibir ameaças já é utilizado pela empresa no transporte de valores e também no segmento de Carga Segura, voltado para o transporte de bens de alto valor agregado (como eletrônicos e produtos e insumos farmacêuticos).

“A segurança está no DNA do Grupo Protege há 47 anos. Realizamos por mês mais de 400 mil atendimentos, com monitoramento em tempo real certificado, por seguradoras e empresas de resseguro, de transporte de valores e de cargas de alto valor agregado”, explica Mario Baptista de Oliveira, vice-presidente do Grupo Protege. O gerenciamento de riscos é um item obrigatório para constituição de apólices de seguros para cargas. E também é uma ferramenta estratégica para identificar impactos positivos para uma operação de gestão de frotas e para reduzir a probabilidade de ocorrências negativas.

A solução conta com protocolos de operação aplicados pelo Departamento de Segurança Corporativa da Protege. Toda a operação é conduzida de um ambiente altamente restrito, localizado dentro de uma base operacional da empresa. A plataforma é compatível com os equipamentos de tecnologia, como rastreadores e GPSs dos principais players do mercado. Cada solução é customizada para o cliente, podendo atuar como Gerenciamento de Risco principal ou de backup – estratégia comum utilizada no mercado.

O serviço abrange tecnologia de rastreamento e monitoramento, uso de satélites de rádio frequência e telecomunicações, gerenciamento da saúde do motorista, telemetria avançada para identificação de problemas nos veículos e relatórios completos de todo o deslocamento, entre outras opções.

 

CARRETAS BLINDADAS

Outra novidade que o Grupo Protege apresentará na feira Intermodal é a ampliação do serviço de Carga Segura, que surgiu há cinco anos por uma demanda do mercado para transporte de produtos de alto valor agregado. O serviço com monitoramento por satélite e executado por veículos totalmente blindados, com uma equipe embarcada de quatro vigilantes, ganhou novas unidades e modelos. As carretas blindadas têm capacidade para transportar 28 Paletes Padrão Brasil (PBR) e contam com 18,6 metros de comprimento e autonomia para transporte de carga de até 28 mil quilos.

O veículo foi projetado para melhor dirigibilidade e manobra facilitada para carga e descarga em portos, aeroportos e centros de distribuição e é equipado com conjunto cavalo mecânico da Volkswagen modelo 25-420 - 8x2 e com semirreboque tipo furgão de três eixos. O terceiro eixo na tração e um segundo eixo direcional têm a função de distribuir melhor a carga. Outro diferencial do produto é que o valor da apólice do seguro total da carga transportada é um dos mais altos do mercado, gerando economia na hora de contratação do frete e maior segurança para os produtos dos clientes.

Em 2019, o serviço de Carga Segura passa a contar com uma carreta refrigerada blindada para transporte de produtos e insumos farmacêuticos. A inovação possui autorização e licença sanitária da ANVISA e foi projetada com baú revestido em placas de poliuretano, apropriado para transporte de produtos perecíveis, e acabamento em placas de fibra de vidro e cantoneiras moldadas em gel coat, para melhor higienização do ambiente.

A temperatura durante o transporte poderá ser acompanhada por um painel localizado na cabine do veículo, com fácil visualização ao motorista. Além disso, possui um Sistema de Aferição Online de temperatura e umidade localizado no interior do baú, que transfere as informações registradas de forma remota para a Central de inteligência da Protege. Havendo qualquer oscilação de temperatura, é acionado o protocolo de contingência. Todo o transporte de produtos que requer controle de temperatura é monitorado e supervisionado por uma farmacêutica responsável da Protege, garantindo a integridade da carga transportada.