Assinatura Premium Assinatura Premium

Preço médio do frete por km rodado aumenta 2% em janeiro, aponta Edenred Repom

Publicado em 22/02/2024

Segundo especialista, o acréscimo no preço é o primeiro registrado desde abril de 2023; no comparativo o mesmo período do ano anterior, o preço caiu 10%

Por Redação

Preço médio do frete por km rodado aumenta 2% em janeiro, aponta Edenred Repom
Já no comparativo com janeiro do ano anterior, o preço caiu 10% (Foto: Shutterstock)

A mais recente análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR) apontou que o preço médio do frete por km rodado fechou janeiro a R$ 6,36, com um aumento de 2% quando comparado a dezembro de 2023, período em que a média estava em R$ 6,22. Já no comparativo com janeiro do ano anterior, o preço caiu 10%.

“Este é o primeiro aumento no valor médio do frete desde abril do ano passado. O novo reajuste da tabela do frete refletiu diretamente no aumento do custo de transporte”, destacou Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom.

No dia 19 de janeiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualizou os pisos mínimos de frete e editou a nova resolução. Os preços médios tiveram aumentos de 1,03% a 5,66%, dependendo do tipo de operação de transporte.

Segundo informado pela agência no mês passado, o reajuste passou a ser feito com base em uma nova metodologia, a fim de deixar os valores sugeridos mais próximos da realidade do transportador brasileiro.

“A projeção para fevereiro pode ser de uma nova alta no frete, puxada especialmente pelo acréscimo no preço do litro do diesel ofertado nas bombas de abastecimento, após o início da vigência das novas alíquotas do ICMS”, explicou Fernandes.

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom.