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Portocel comemora 40 anos de atividades e investe R$ 85 milhões em obras

Publicado em 02/03/2018

Porto de materiais florestais alcançou no ano passado a marca de 100 milhões de toneladas de celulose movimentada

O Portocel (Terminal Especializado de Barra do Riacho), porto de movimentações de produtos florestais, comemorou 40 anos nesta semana. Nas últimas quatro décadas, foram movimentadas mais de 100 milhões de toneladas de celulose. O porto fica em Aracruz (ES) e é controlado pela Fibria e Cenibra, empresas do setor florestal.

Na solenidade de comemoração, realizada no dia 28 de fevereiro, também foram inauguradas algumas obras que foram realizadas no decorrer do ano passado e no início de 2018. Uma das novidades comemoradas foram os novos guindastes de movimentação de madeira instalados no Terminal de Barcaças, que juntos somam investimento de R$ 85 milhões e geram 450 postos de trabalho na execução das obras.

Outros investimentos incluem a reforma de dois armazéns, a recuperação de pisos e estruturas dos berços atracação e do ramal ferroviário que liga Portocel à Cenibra. As obras devem incluir também os sistemas de iluminação, drenagem pluvial e a portaria de acesso que dá acesso ao porto para que sejam recebidos navios maiores.

“Essas melhorias contribuem para aprimorar ainda mais a nossa eficiência operacional e nos prepara para o futuro, na busca de soluções em gestão e serviços que ampliem a nossa competitividade, contribuindo para ampliação do potencial logístico do Espírito Santo e do Brasil”, afirma Patricia Dutra Lascosque, diretora-superintendente da Portocel.

Patricia destaca que, desde o início das atividades, Portocel multiplicou em quase nove vezes a movimentação de celulose e ampliou em 342% a média anual de navios recebidos. De 1978 a 1995, o porto operava com apenas um berço e recebia, em média, 64 navios por ano e movimentava 700 mil toneladas/ano. De 1996 a 2008, com dois berços, a média anual de navios subiu para 256 e a movimentação média anual passou para 2,8 milhões de toneladas de celulose. De 2009 a 2016, operando com três berços de atracação, o terminal recebeu média anual de 306 navios e 433 barcaças, com movimentação média de 9,2 milhões de toneladas/ano.

O Portocel também é referência em baixo custo operacional e é o maior requisitante de trabalhadores portuários avulsos no Espírito Santo. O terminal é um dos únicos do Brasil integrado a diferentes modais de transporte – rodoviário, ferroviário, tuboviário (dutos), marítimo de longo curso e cabotagem.

Sistema para movimentação de madeira
No evento de comemoração, também foi inaugurado o novo sistema de movimentação de madeira no Terminal de Barcaças, que foi equipado com guindastes de grande porte para movimentar madeira da Fibria nas barcaças que trafegam entre Caravelas (BA) e Aracruz (ES). O sistema de barcaças de madeira retira por dia 400 caminhões do tipo tritrem das rodovias, contribuindo com o meio ambiente ao reduzir o tráfego e as emissões de gases de efeito estufa.

O sistema teve investimento da Fibria de R$ 54,4 milhões na instalação de quatro guindastes, dois em Portocel e dois no terminal da empresa em Caravelas. A expectativa é reduzir o tempo de carregamento e descarregamento das barcaças em 40%.

 

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