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Ponto Virtual é nova solução para gestão da jornada de trabalho dos motoristas

Publicado em 10/09/2018

Recurso está disponível para Android e permite ao motorista registrar horas de trabalho pelo smartphone

É importante que as empresas controlem corretamente a jornada de trabalho dos motoristas, o que torna necessário o acesso a informações precisas sobre a operação deles. Para isso, a Praxio, uma empresa especializada em soluções de transporte de cargas e passageiros, desenvolveu o Ponto Virtual.

O sistema consiste em um aplicativo disponível para qualquer smartphone Android e é interligado ao sistema de registro de ponto da empresa. Assim, toda vez que o motorista acionar o app, ocorre um registro na plataforma, seja marcando o início do trabalho, a hora do almoço, o descanso obrigatório e a conclusão do expediente.

Com o sistema, o empregador consegue ter um controle maior sobre a jornada do funcionário, já que é possível verificar as horas trabalhadas e a localização do veículo, por exemplo. O motorista também pode verificar os próprios registros no próprio aplicativo por meio do portal do trabalhador. Além disso, é possível enviar alertas sonoros, avisando-o sobre a necessidade do cumprimento do horário de descanso, entre outras situações.

Com um custo bem menor em relação ao tradicional relógio de ponto físico, a nova solução também dispensa a manutenção de equipamentos, como atualização e adequação de softwares, e também o armazenamento dos arquivos fiscais pelo período legal trabalhista exigido.

Lei do Motorista

O Ponto Virtual resolve uma questão abordada na Lei 13.103/2015, conhecida como Lei do Motorista, que reformulou a legislação sobre o trabalho de motoristas em empresas de transporte, tanto de passageiros quanto de cargas. No caso específico sobre o controle e registro de trabalho, mais do que um direito do trabalhador, passou a ser um dever da empresa controlar a jornada de todos os colaboradores.

Mas como fazer isso se os motoristas ficam em constante deslocamento? Antigamente, o funcionário era o único responsável pelas informações, ou seja, ele fazia o registro manual e passava à empresa – que não tinha como contestar os dados marcados. Uma alternativa foi utilizar os serviços de monitoramento, para saber quanto tempo o veículo esteve em deslocamento, mas o recurso não fornecia uma visão completa.

“O setor de transportes sempre sofreu com incertezas nessa questão e tanto empresas quanto os trabalhadores enfrentavam problemas. Com o Ponto Virtual, conseguimos resolver essas demandas ao trazer uma solução que apresenta dados confiáveis e facilita a vida das duas partes envolvidas”, comenta Lauro Freire, diretor e sócio fundador da Praxio.

 

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