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Plataforma sustentável elimina o uso de papéis nas operações logísticas

Publicado em 19/12/2011

Sistema remoto utiliza tecnologias de transferência eletrônica de dados via GPRS/GPS e de certificação digital com validação jurídica

 Eliminar o uso excessivo de papéis e adotar medidas simples a fim de reduzir impactos ambientais é uma preocupação cada vez mais freqüente. Adotar medidas sustentáveis, já foi provado, impacta nos custos de uma empresa. Mas como validar processos e documentos sem cópias físicas em mãos?

A Autofax, precursora no desenvolvimento de novas tecnologias para automação comercial, gestão e logística, acaba de lançar a plataforma MDCert, sistema de gerenciamento remoto de dados com validação jurídica de todas as fases dos processos de negócios.

Homologado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) como software de assinatura digital apto a simplificar processos, tornando-os mais ágeis e confiáveis, o MDCert utiliza tecnologias de transferência de dados via GPRS/GPS e de certificação digital de acordo com as normas da ICP-Brasil,

Vantagem para o motorista e para o contratante, o MDCert possibilita a emissão do comprovante eletrônico de recebimento e entrega de mercadoria – canhoto eletrônico - que possibilita que o pagamento do frete seja efetuado na conta do motorista logo após a confirmação certificada de entrega. O pagamento do frete também pode ser conferido pela plataforma e realizado de variadas formas, como depósito, transferência, cartões de crédito, cartões pré-pago, conta poupança e outros.

Além disso, o MDCert permite a contratação de serviços de frete online entre motoristas, embarcadores e transportadores com a utilização de certificados digitais e-CNPJ e  e-CPF. O contrato de prestação de serviços também é embutido na plataforma, com possibilidade de inclusão de novos contratos conforme necessidade, e com a emissão de relatórios mensais e sistema de gestão e controle.

De acordo com Laércio Soares, diretor executivo da empresa, o sistema confere total autenticidade e o não-repúdio das transações realizadas, com confirmação de data, hora, com assinatura única e intransferível. “O MDCert permite a visualização completa de todos o processo logístico, desde os dados da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), do Conhecimento do Transporte (CT-e), dos roteiros detalhados até a visualização das regras estabelecidas para o embarque/entrega”, explica o diretor. Outro importante diferencial é que o equipamento realiza a leitura do Certificado Digital para validação conforme normas ICP Brasil e está 100% de acordo com a exigência da lei 12.249/10, que proíbe a Carta-Frete como meio de pagamento.

E tudo isso acontece em Cloud (nuvem de informações, ou virtualidade das informações, à disposição do internauta a qualquer lugar), que agrega: Rede Internet e Wireless como infraestrutura para o tráfego de dados; Bureaus de Informações Comerciais; Cartão e-CPF/e-CNPJ necessários para a validação e certificação dos dados e documentos transacionais na plataforma MDCert; Bancos e meios de pagamento; Receita Federal para a validação do certificado digital e, finalmente, o Terminal MDCert, Mobile Data Certification, o 1º Terminal Móvel de Certificação Digital online, é possível viabilizar a troca de documentos eletronicamente e com garantias jurídicas, por meio de assinatura digital. O terminal possui tecnologia de comunicação e localização GPRS/GPS e leitor smartcard de cartões e-CNPJ e e –CPF.

Entre os serviços possíveis na plataforma MDCert estão a emissão de comprovante eletrônico de entrega de mercadorias, o pagamento de fretes aos motoristas, eliminando a carta frete, conforme a Lei Federal 12.249 de 14/06/2010, e o envio de informações pelo sistema durante todo o processo logístico, substituindo 100% a averbação em papel.