LogTalk LogTalk

PepsiCo inicia plano para neutralizar emissões com biometano na fábrica de Itu (SP) até 2025

Publicado em 23/02/2024

Companhia planeja neutralizar as emissões na fabricação de snacks na localidade e reduzir em cerca de 44% no total de emissões de gases de efeito estufa

Por Redação


O projeto será iniciado em março de 2024 na maior planta fabril da PepsiCo no Brasil, em Itu (Foto: Divulgação)

A PepsiCo anunciou a substituição de combustíveis fósseis por gás biometano nas fábricas e frota própria de caminhões movidos a gás. O projeto será iniciado em março de 2024 na maior planta fabril da PepsiCo no Brasil, em Itu (SP), com previsão de início da operação em outubro. A companhia planeja neutralizar as emissões na fabricação de snacks na localidade e reduzir em cerca de 44% no total de emissões de gases de efeito estufa provenientes das fábricas da PepsiCo em todo o Brasil até 2025.

Segundo a companhia, na fábrica da PepsiCo em Itu será instalada uma estação de abastecimento de biometano capaz de atender até 100% a demanda de gás para cozimento, fritadeiras, fornos e caldeiras de água da fábrica, totalizando aproximadamente 15 mil metros cúbicos por dia.

A estação foi desenvolvida pela Ultragaz, também responsável pela logística de abastecimento com biometano oriundo de aterros sanitários, como o de Caieiras (SP), um dos maiores do planeta

“Este é um grande passo em nossa jornada de redução de emissões de carbono e a consolidação do uso de energia limpa em nossas fábricas, que vai nos ajudar a reduzir em cerca de 75% as nossas emissões no escopo 1 e 2 até 2030. Distribuir o gás dos aterros sanitários é outro ponto forte do projeto de Itu, porque oferece uma solução para a gestão de resíduos”, afirmou Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.

A expectativa da companhia é levar o biometano para outras fábricas do estado de São Paulo até o fim de 2025, além de mais quatro fábricas de alimentos no Brasil até 2027. Com isso, a PepsiCo estima reduzir aproximadamente 67,5 mil toneladas de GEE ao ano, quantidade equivalente ao plantio de 472 mil árvores*, até 2027.

BIOMETANO NO ABASTECIMENTO DE CAMINHÕES

A estação de biometano de Itu também será um posto de abastecimento para os caminhões movidos a gás da frota própria da PepsiCo. A companhia possui uma s frota de veículos com 69 caminhões movidos a gás, dos quais 50 poderão ser abastecidos em Itu.

“Temos a possibilidade de alcançar uma operação logística abastecida em maior percentual por fontes de energia limpa a partir do biometano, tendo em vista que o biocombustível reduz em cerca de 95% as emissões dos chamados gases do efeito estufa quando comparado ao diesel”, afirmou o gerente de sustentabilidade da PepsiCo, Bruno Guerreiro.

“O projeto da PepsiCo em Itu permitirá abastecer dois caminhões simultaneamente, em três turnos, com até 400 m³ de gás. Desse modo, pretendemos reduzir cerca de 1,9 mil toneladas por ano as emissões de GEE na frota. Ou seja, teremos uma operação bastante robusta”, completou Bruno.