LogTalk LogTalk

PepsiCo anuncia a compra do primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil

Publicado em 02/02/2024

Veículo será utilizado no transporte de produtos das fábricas aos centros de distribuição da companhia e já está em fase de testes no interior de São Paulo

Por Redação

PepsiCo anuncia a compra do primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil
O veículo tem capacidade para transportar 23 toneladas e autonomia de até 200 km (Foto: Divulgação)

A PepsiCo anunciou a aquisição do primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil, do modelo Scania P25 6x2, fabricado na Suécia. Segundo as companhias, a tecnologia do modelo sueco possibilita reduzir a 0% as emissões de CO2 em comparação a um caminhão tradicional, movido a diesel.

O veículo tem capacidade para transportar 23 toneladas e autonomia de até 200 km. A transportadora Andrade Logística, prestadora de serviço de logística para a PepsiCo, receberá um segundo caminhão elétrico da Scania que será utilizado nas rotas de distribuição de alimentos para a companhia.

“A tecnologia nos ajuda a impulsionar nossa estratégia global de ESG, chamada PepsiCo Positive (pep+), que busca ampliar nossa frota de veículos com menor emissão de GEEs e outras soluções que resultem em ganhos ambientais em toda a nossa cadeia de valor. É esse compromisso que nos move e a América Latina tem contribuição fundamental para os objetivos globais de ESG da PepsiCo”, disse Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.

O modelo da Scania foi trazido ao Brasil a pedido da PepsiCo para testes de performance e rotas em sua operação logística interna, entre as fábricas e centros de distribuição, considerando a autonomia para longas distâncias. O caminhão elétrico da PepsiCo vai operar entre as cidades de Cabreúva, Itu, Valinhos, Indaiatuba e Sorocaba no estado de São Paulo.

“A eletrificação é uma jornada que depende de diversos fatores, especialmente ligados à infraestrutura, tecnologia, descarte de baterias, entre outros, e estamos nesta fase de teste operacional com a PepsiCo. Como líderes na transição energética para tecnologias mais sustentáveis no transporte da carga, estamos sempre buscando inovar e essa parceria será de suma relevância para o mercado brasileiro”, declarou Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

NO CAMINHO PARA UMA FROTA MAIS SUSTENTÁVEL

De acordo com a companhia, a PepsiCo conta com uma frota própria com mais de 4 mil veículos, dos quais mais de 160 são elétricos ou GNV. A empresa incorporou em 2020 os primeiros dez caminhões elétricos em sua frota de médio porte.

No mesmo ano, adquiriu 18 unidades movidas a GNV atingindo uma redução média de 23% nas emissões de CO2, em comparação aos caminhões tradicionais. Desde então, a frota da PepsiCo já reduziu cerca de 900 mil quilos de CO2, o que corresponde ao plantio de cerca de 6 mil árvores.

A partir de 2023, toda compra de caminhões novos da PepsiCo contará com 20% de veículos elétricos ou movidos a gás. Com essas medidas, o potencial de redução na emissão de CO2 da frota da PepsiCo é de 30% até 2030.

A PepsiCo também implementou em 2023 painéis de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaics – OPV) em 250 caminhões — uma tecnologia pioneira no país para frotas, para o carregamento da bateria de acessórios do veículo utilizando energia solar. A iniciativa contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em cerca de 7,8 toneladas de CO2/ano.