Assinatura Premium Assinatura Premium

Peerless Pump melhora visibilidade de seus operadores com a empilhadeira série RM 6000 da Crown

Publicado em 20/01/2015

Para melhorar a visibilidade dos seus operadores de empilhadeira, além de ter melhor desempenho em toda a sua operação, a Peerless Pump Company Ind., fabricante de bombas e sistemas de centrífuga para aplicações líquidas, adotou a solução RM 6000 da Crown Equipment Corporation, empresa de movimentação de materiais.

Recentemente, a companhia realizou algumas mudanças em seu negócio, o que resultou em adaptações nos 300 mil m² da fábrica de Indianápolis. Durante esse processo, a empresa deu maior atenção à sua frota de empilhadeiras, buscando encontrar pontos de melhoria. Um dos aspectos identificados foi na questão da visibilidade do operador de empilhadeira, durante a movimentação da carga, mais especificamente no segundo nível de armazenagem, quando o mastro e o pantógrafo diminuem o campo de visão do operador.

“A natureza do nosso negócio envolve a movimentação de grandes peças e cargas pesadas, em um ambiente intenso e com ritmo acelerado. Uma parte das cargas é composta de motores pesados e grandes tubos para a indústria. Alguns desses itens podem pesar até 700 kg. É importante que os nossos operadores tenham uma excelente visibilidade dos ambientes, para trabalharem de forma segura e eficiente. A queda de alguma carga pode causar danos à saúde dos nossos colaboradores, além de impactos significativos na operação da empresa”, afirma George Pickett, gerente de Instalações de Fabricação e de Negócios da Peerless Pump.

A Peerless é uma companhia com o foco em segurança e ergonomia. Uma das preocupações da empresa é proporcionar todo o treinamento necessário para os funcionários operarem corretamente os equipamentos. Por essa razão, a Peerless entende que melhorar a visibilidade da operação para os operadores de empilhadeiras é uma oportunidade, também, de aperfeiçoar os processos na companhia.

“Temos operadores que trabalham em diversos níveis de altura com nossas empilhadeiras. Percebemos que, ao elevar uma carga para o segundo nível do rack, a visão do operador era obstruída pelo mastro e pantógrafo. Identificamos esse problema nos equipamentos que utilizávamos e em outras empilhadeiras testadas durante o nosso processo de revisão”, destaca Scott Patterson, gerente-geral de Negócios da Peerless Pump.

Diante desse desafio, a Peerless procurou a Crown Equipment em busca de uma solução para melhorar a visibilidade para seus operadores. Na época, os equipamentos utilizados pela Peerless eram disponibilizados por outro fornecedor. A Crown, por sua vez, convidou uma equipe da Peerless para visitar a fábrica em New Bremen, Ohio, Estados Unidos, onde foi apresentada a série RM 6000, a primeira empilhadeira a circular em corredores estreitos com um mono mastro e o primeiro pantógrafo, que pode chegar a uma altura de até cerca de 13 metros, além de suportar, aproximadamente, 500 kg de capacidade residual.

O mastro MonoLift™ da RM 6000 proporciona melhor visibilidade em quase todos os níveis do rack. Isso é possível, porque o mastro é compensado em 17 cm para o lado esquerdo do operador, alcançando níveis elevados, mesmo em ambientes mais estreitos. Além disso, a Crown reformulou a janela da empilhadeira, ampliando o nível de visão do operador da ponta dos garfos e da carga. O protetor de carga também foi remodelado, proporcionando mais agilidade para o funcionário operar do solo, a partir de sua posição na empilhadeira.

Depois de realizar testes com as empilhadeiras, em diferentes níveis de altura, a Peerless Pump percebeu que a visão dos operadores não estava mais comprometida e adquiriu oito RM 6000 para a fábrica de Indianápolis. Seis meses após o uso dos equipamentos, a Peerless Pump percebeu a diferença. “Nossos operadores não só trabalham com mais visibilidade, como também estão menos cansados ao final de seus turnos. Os equipamentos que utilizávamos, anteriormente, necessitavam de esforço físico para enxergar o mastro da empilhadeira e, consequentemente, a carga. Com a RM 6000 da Crown, nossos operadores não precisam ficar em posições incômodas. Agora eles têm a opção de ficar sentados, o que significa uma experiência nova, pois estavam acostumados a trabalhar em pé. O fato de trabalharem sentados é muito importante, pois evita o desgaste dos joelhos e pés”, relata Picket.

Além de resolver o problema da visibilidade dos operadores, a Crown também se tornou um importante parceiro da Peerless para aumentar a eficiência da empresa. “A Crown se revelou uma verdadeira parceira e não apenas uma empresa interessada em vender empilhadeiras. Embora o nosso foco inicial fosse melhorar a visibilidade da operação para nossos operadores, a Crown se ofereceu para aprimorar a nossa eficiência no manuseio de materiais e aumentar a produtividade. Por ser reconhecida como uma empresa de manufatura, ela está sempre em busca de aprimorar o processo de produção. Por isso, aproveitamos a oportunidade para ganhar mais expertise com a Crown”, afirma Patterson.

Uma equipe de especialistas da Crown passou um período na unidade de Indianápolis da Peerless, com o objetivo de observar a forma como os operadores de empilhadeiras trabalham. Ao final dessa avaliação, a Crown fez algumas recomendações de melhoria na utilização da frota de empilhadeiras da Peerless.

“Nossa experiência com a Crown tem sido bastante positiva para o negócio. A empresa ofereceu importantes soluções para a operação. A qualidade das empilhadeiras e as orientações para aprimorar nossas atividades são fundamentais para o nosso crescimento. Ainda temos algumas empilhadeiras antigas na fábrica e, pelo menos, uma vez por semana os operadores me perguntam quando vamos substituí-las por uma Crown”, ressalta Patterson.