LogTalk LogTalk

Paraná prepara modernização dos aeroportos

Publicado em 03/01/2012

A Secretaria de Infraestrutura e Logística prepara um edital de contratação de uma empresa especializada para elaborar o Plano Aeroviário do Paraná. “O objetivo é superar uma defasagem estratégica de mais de 20 anos no modal aéreo, modernizando a gestão dos aeroportos”, afirmou o secretário José Richa Filho. O último plano é do fim da década de 1980.

A contratação do plano, já autorizada pelo governador Beto Richa, é necessária porque o Paraná possui uma das maiores estruturas aeroviárias do País. São 40 aeroportos públicos – quatro gerenciados pela Infraero (Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu) e 61 pistas privadas, localizadas principalmente em fazendas e empresas do interior.

A elaboração do plano permitirá ao Paraná apresentar projetos e requisitar recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) para obras de melhoria, reformas e ampliação dos aeroportos públicos. O documento vai considerar aspectos socioeconômicos regionais e de demanda atual e futura. Com um desenho voltado para a integração multimodal, deverá se tornar um indutor do desenvolvimento de todas as regiões paranaenses.