LogTalk LogTalk

Pacote de gestão de frota com telemetria ajuda a reduzir custos em até 20%

Publicado em 17/02/2016

Empresas e transportadoras podem controlar todos os eventos em tempo real, aumentando a segurança do transporte de mercadorias e com mais economia

A Policard, empresa especializada em meios eletrônicos de pagamento, oferece uma solução completa para gerir a frota: o Cartão Frota aliado ao Rastreamento e Telemetria. O Cartão Frota é uma solução originalmente criada pela Policard, que facilitava o pagamento e a gestão de gastos com abastecimento e manutenção de veículos. Aos poucos, a necessidade do mercado foi evoluindo e a companhia foi incorporando outras funcionalidades. Atualmente, com o Cartão Frota, podem  ser realizadas mais de 80 parametrizações e travas, que, quando combinadas, permitem ao gestor o total acompanhamento da sua frota, mitigando riscos, fraudes e reduzindo custos.

A empresa lançou, então, os sistemas de Rastreamento e Telemetria, que permitem o acompanhamentom em tempo realm de cada veículo: localização, velocidade, paradas, horários de coleta e entrega, entre outros eventos. “Isso permite apontar inconsistências, comparar o consumo entre veículos e condutores. Utilizando o pacote conjugado dessas duas soluções, é possível reduzir em até 20% os custos de frotas de carros, ônibus ou caminhões. Sabemos que, hoje, uma das principais preocupações das empresas é reduzir custos com logística. Percebemos que esssa ferramenta pode ser utilizada não apenas como meio de pagamento, mas oferece informações que podem ser utilizadas para melhorar o gerenciamento da frota e passamos a oferecer um sistema integrado”, destaca o fundador e presidente da Policard, Humberto Carneiro.

O Rastreamento é um sistema de localização e gerenciamento de informações, que tem sido bastante utilizado na área da logística. Os sistemas disponíveis, hoje, são por rastreador com sinal GPS (via satélite) ou GSM. O grande diferencial da Policard é que o sistema utilizado é híbrido e utiliza as duas tecnologias, o que deixa a solução segura e com  preço acessível. “O nosso rastreador emite sinal igual ao de GPS, em locais em que o sistema GSM não funciona, como áreas rurais muito remotas”, explica o presidente da Policard.

Para tornar o rastreamento mais completo, a empresa desenvolveu sensores, que indicam, em tempo real, a situação de cada carro: se o condutor deu carona, se está correndo na chuva, quantas vezes o baú foi aberto. A combinação das informações emitidas pelos sensores compõe a telemetria, que é uma grande aliada de quem possui frotas, pois as informações relativas à condução do veículo são transmitidas à base de monitoramento.

Com isso, é possível identificar e corrigir hábitos dos motoristas, identificar situações que podem expor o veículo, a carga e o próprio condutor a riscos, e otimizar o desempenho de cada veículo. A gestão é feita por meio de relatórios de desempenho, gráficos e alertas via SMS e e-mails. Isso permite que se identifique, com facilidade, qualquer tipo de falha ou inconsistência, que possa acontecer durante o percurso.

Outra funcionalidade do sistema é o controle da manutenção do veículo e gestão de documentos, o que torna ainda mais fácil a manutenção preventiva e a prevenção de multas e acidentes. Pelo sistema, é possível cadastrar e acompanhar, por meio de alertas, vários fatores, como datas de manutenção preventiva, controles de quilometragem para manutenções, validade de documentos e outras informações de controle contínuo. Ao verificar que o veículo atingiu a data ou a quilometragem que necessite de alguma troca de peça, por exemplo, o gestor é alertado e pode ser programada a parada do veículo para essa substituição, sem afetar o funcionamento do processo e mitigando emergências, como quebras em horários de maior movimentação de cargas.