LogTalk LogTalk

Opentech apresenta nova versão de software para rastrear cargas

Publicado em 20/03/2018

Aplicando conceitos de Big Data e Gamificação, o Rastrear 4.0 é uma das soluções indicadas contra o roubo de cargas no Brasil

Segundo dados apresentados pela Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC), o roubo de carga teve alta de 42% nos últimos quatro anos. Em outra pesquisa, realizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), essa atividade criminosa causou um prejuízo de mais de R$ 6,1 bilhões em todo o país entre 2011 a 2016. Foram quase 100 mil ocorrências desse tipo no país nesse período.

Para tentar atingir eficiência na detecção dos riscos associados à movimentação de carga nas estradas brasileiras e no Mercosul, a Opentech decidiu reformular o Rastrear 4.0, a plataforma de gerenciamento de riscos da empresa. Eles incorporaram novos conceitos como Big Data (text mining, redes neurais, mapeamento de comportamento padrão) bem como modelos matemáticos (tomada de decisão baseada em multicritérios e análise de séries temporais), gamificação e Leitura Inteligente de Mensagens.

O Rastrear 4.0 avalia cada ocorrência e executa ações automáticas, como envio de comandos e mensagens e informando o operador qual tem mais chance de roubo. E no caso de detecção de uma ocorrência mais crítica com alto grau de risco, o sistema faz um by pass da atividade de ligar para o motorista ou para o cliente e já direciona uma ação de pronta-resposta, para evitar ou coibir a ação dos criminosos.

Para garantir agilidade e qualidade diferenciadas no monitoramento das viagens, o software Rastrear 4.0 possui três módulos. No “Módulo Parametrização”, são inseridas em um workflow informações pertinentes a operação que estão contidas no PGR (Plano de Gerenciamento de Risco) para cada cliente, criando rotinas que devem ser executadas pelo sistema ou até mesmo pelo operador.

Enquanto isso, no “Módulo do Operador” uma tela inicial quando o operador faz o login no sistema, com elementos da Gamificação. O conceito de jogos aplicado à gestão e operação acelera o aprendizado e nivela os operadores de acordo com as melhores práticas. Já no “Módulo Relatório”, o Rastrear 4.0 gera indicadores em relatórios e painéis de controle (dashboards) mostrando o comportamento da operação e como está o nível de serviço da Central de Rastreamento. Dessa forma, o supervisor tem uma visão online em tempo real para uma tomada de decisão rápida, evitando a exposição ao risco ou para ajuste da operação.