Assinatura Premium Assinatura Premium

Olhos se voltam para o futuro do TruckPad

Publicado em 24/04/2018

Especialistas reconhecem trajetória promissora da startup, que foi fundada há três anos e já é apontada como um dos destaques do mercado

Segundo reportagem publicada pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, “100 Startups to Watch” (“100 Startups para ficar de olho”, em português), o TruckPad é uma das empresas brasileiras que precisam de atenção. Em um curto espaço de tempo, o aplicativo está sendo apontado por especialistas e pelo mercado como uma startup de grande destaque.

A pesquisa foi divulgada no mês passado e recrutou mais de 40 especialistas, que avaliaram inovação, mercado e escalabilidade para criar o ranking das empresas em ascendência neste ano. Foram mais de 1,3 mil empresas analisadas e o TruckPad ficou entre as seis melhores startups do setor de logística. O ranking traz ainda um levantamento inédito do ecossistema de tecnologia e inovação do país, incluindo perfil dos fundadores, rodadas de investimentos e volume de faturamento das startups brasileiras.

O aplicativo ganhou destaque também há alguns meses, quando a 99 (aplicativo de transporte de passageiros) foi adquirida pela companhia chinesa Didi Chuxing e virou a primeira empresa brasileira a se tornar unicórnio (nome dado às startups cuja avaliação de preço de mercado supera US$ 1 bilhão, antes de abrir capital em bolsa de valores). Na época, o StartSe publicou uma lista de 10 startups com potencial para se tornarem unicórnios e o TruckPad foi citado como um dos grandes candidatos, juntamente a empresas como Nubank e GuiaBolso.

Há três anos no mercado, o TruckPad é conhecido como “uber dos caminhoneiros” e oferece vantagens como aumento de faturamento e economia de tempo e óleo diesel. Na prática, os caminhoneiros faturam cerca de 50% a mais com o caminhão ao usar o aplicativo, enquanto as empresas usuárias podem reduzir em até 20% seus custos com o transporte rodoviário de cargas.